CONSCIÊNCIA NEGRA EQUIVOCADA

Na semana da consciência Negra recebi um convite para participar de uma roda de conversa. A palestrante uma jovem negra com um discurso completamente absurdo. Sentada em meio a várias irmãs de cor, raridade nesses eventos e quatro ou cinco brancas. Cheia de si, por ser obviamente o centro das atenções discursava. Absurdamente racista, absurdamente equivocada. "Nós negros precisamos nos unir para nos fortalecer, pois não existe ninguém por nós". Querendo dizer nos ajudar ou seja vivemos num mundo completamente branco.

Acho incrível essa geração que se apropria de uma história que existe antes mesmo de eu ter nascido a 53 anos atrás. Esquecendo de um passado das conquistas de lá para cá, depois da escravidão. Dos vários negros que fizeram história, pela luta, nós oportunizando estar aqui agora, sem as correntes e humilhações. O preconceito existe e não vai acabar, enquanto dermos voz a minoria. Esquecem dos negros que nos representam em vários cargos de grande importância. Eles não aparecem por não acharem necessário esfregar na cara de nenhum branco seus feitos. Isso quer dizer humildade e respeito pelo próximo independente da sua etnia.

Continuando com o discurso errôneo da pessoa: dizia ela que nós negros temos uma relação familiar com os idosos diferentes dos brancos. Na casa dela a matriarca avó é a sabedoria, ninguém senta a mesa antes dela. Todos aceitam sua opinião sem questionamentos. A juventude de hoje não respeita nem os pais que dirá um idoso. Principalmente naquela fase de não saber quem é no mundo o que quero e o que farei. Isso em qualquer família negra, branca,verde,amarela. Confiante dessa questão controvérsia, uma idosa ali presente tomou a palavra. Contou sua estória, um filho negro casado com uma branca e uma neta mestiça. Mais branca do que negra. Como deveria ser criada?

A palestrante tomada por uma sabedoria milenar respondeu.. Ao invés de perguntar a idosa, o que ela acha que deveriam fazer?

Eu pensei isso. Pois se, lá no início ela afirmou que os idosos sabiam todas as respostas?!

E os absurdos continuaram...

Em uma cidade aqui no sul, acho eu, fiquei tão perplexa, que não lembro nem o nome da pessoa. Falou na construção de uma escola só para crianças negras. Ainda disse orgulhosa de não se considerar brasileira e sim africana. Num país mestiço, como se diz a uma mãe negra de filho de pele clara,"tu não pode estudar aqui por causa da cor da pele clara". Isso não é racismo?

Como se criar um filho com duas etnias, dizendo que os negros"bem preto ou legítimos"tem que se unir para se fortalecer. Os mestiços ficam no Quilombo de mestiço, quem não tiver pele escura que faça seu próprio Quilombo. E os nossos amigos brancos, aqueles "melhores amigos" que estão com a gente só pela parceria e por gostar de nós . Como será que sentem esses ataques racistas.

Para terminar, uma mulher branca quis opinar, estava tão i

intimidada que encheu a palestrante de elogios desnecessários. Que só contribui para dar mais certeza de que ela estava certa. E surtiu efeito, ela só queria dizer e porque não unir as etnias afinal estamos experienciando as mesmas coisas. O que ouviu? "Não eu não concordo"

Ainda bem que não era só eu de negra mais velha que não concordava só ouvia escandalizada...

RÔCRÔNISTA
Enviado por RÔCRÔNISTA em 27/11/2018
Reeditado em 27/11/2018
Código do texto: T6513328
Classificação de conteúdo: seguro