MATURIDADE

Maturidade é um estado de completa e estável diferenciação e integração somática, psíquica e mental do ser humano. É uma atitude que realiza as tarefas atribuídas a cada pessoa e reafirmadas através das exigências da vida. Maturidade é o equilíbrio da pessoa com suas capacidades individuais e com o meio social em que ela vive.

Maturidade é o resultado de uma longa caminhada de crescimento intelectivo, psíquico-afetivo, religioso, histórico e cultural de cada pessoa, na integração de todas as potencialidades que ela tem em sintonia com o mundo em que ela pertence.

Por isso, falamos de maturidade afetiva, ou seja, da condição do ser humano que superou a dependência infantil de segurança em relação à figura dos pais, bem como a sensação prazerosa de pertencer ao grupo familiar, escolar ou de bairro. Então ele veste a roupa das energias afetivas na realidade, aceitando a sua própria solidão e começa a estabelecer relações sociais em um plano de igualdade e aceitação.

A pessoa madura não reprime as suas emoções e não as exprime impulsivamente, ou seja, tem o controle da situação e encara a realidade de forma consciente e madura. Quando o adulto não consegue fazer isso integralmente ou parcialmente, é sinal que ainda não amadureceu o suficiente para encarar os problemas e as dificuldades que possam abater em sua porta.

A maturidade afetiva é a alavanca do crescimento psíquico e do comportamento pessoal. A alteração desse desenvolvimento afetivo causa os distúrbios e as emoções aparecem à flor da pele.

A maturidade afetiva ajuda a razão e a vontade a mover todo o próprio ser a realizar as metas do indivíduo, que se encontram bem além do egoísmo, do autoritarismo, dos complexos de superioridade, ou seja, do inconsciente e consciente.

Podemos então dizer que a maturidade é um processo de crescimento harmônico do ser humano nos diferentes aspectos da sua personalidade, tais como: conhecimento, afetividade, vontade e desejo de fazer o bem para si e para “tudo” o que está ao seu redor. Isso se traduz na posse de uma adequada síntese de conhecimentos e na formação de atitudes nas quais se encarnem os valores humanos.

Ser uma pessoa madura exige um exercício contínuo de equilíbrio e bom senso sobre tudo. A ação deve ser sempre ligada ao sensitivo e ao racional em total equilíbrio.

É isso aí.

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 09/11/2018
Código do texto: T6498657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.