RELIGIÃO: UM MUNDO METAFÍSICO E TRANSCENDENTAL

Um pensamento bem rápido sobre metafísica e transcendência. Em qualquer escola, em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer catedrático, ao falar de religião, alguma contestação acaba acontecendo.

A religião é estudada pela história, pela filosofia, pela psicologia, pela fenomenologia, pela psicanálise, pela sociologia... Essas e outras ciências estudam metodicamente a consciência religiosa concreta e suas múltiplas objetivações na história.

Aqui vamos provocar uma reflexão a partir da filosofia que tenta esclarecer a possibilidade e a essência formal da religião na existência humana.

O “religare”, à primeira vista, pode-se pensar que todos os públicos saibam o seu significado, religião. Mas quando se trata da essência da religião, logo surgem as dificuldades infindáveis.

Para uma melhor compreensão, ao falar de religião, é preciso ter em mente que se está entrando num jeito próprio de ser do humano. Em relação a Deus e às pessoas humanas. Na religião, as pessoas tomam atitudes de quem se sente desafiado, de quem experimenta um apelo. A religião realiza-se na existência humana. O apelo de Deus como a resposta do ser humano verifica-se na sua existência. E para falar dessa questão, é preciso ter em mente o que significa transcendência e metafísica.

Transcendência, porque está lidando com mentes que acreditam em algo além da experiência, com algo relativo e além da morte e também das realidades aqui existentes, mas pertencentes à ordem do definitivo. O que as religiões chamam de eternidade. E metafísica, porque trata-se do ser em si mesmo, não de forma ontológica, mas visando além do físico. Metá – latin, além de. Na abrangência desses tratados filosóficos, com certeza a argumentação a respeito do tema religião vai ficar mais acessível a quem for acalorar o assunto, diante de uma platéia que não tem conhecimento dos tratados tanto ontológico, metafísico, quanto transcendental, ministrados na filosofia.

Quanto mais simples é o ser humano, mais ele trabalha as realidades transcendentais e metafísicas que há em seu pensar absoluto, isto é, a sua razão última da própria existência, da consciência de estar se relacionando com a origem de tudo a partir do seu comportamento moral.

As mais diferentes culturas, ou crenças, expressam suas religiosidades das mais diversas formas. Mas em todas elas há algo comum: O transcendente e o metafísico. Isto é a expressão das atitudes, que sempre estão condicionadas por fatores externos, como caráter pessoal e o meio cultural.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 08/11/2018
Código do texto: T6497787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.