ZELO

Zelar significa cuidar, ter dedicação por algo ou por uma pessoa. É ter especial empenho na execução de alguma tarefa. Zelar por algo ou alguém é o mesmo que vigiar, tratar com zelo, com carinho ou cuidado. É ter fervor, emulação, cuidado, afeição, dedicação, pontualidade... A ligação entre zelo e crescimento ou sucesso é direta e indiscutível. Muitas pessoas que estão à frente de entidades, escolas, empresas ou negócios próprios, começam a se perderem quando não são zelosos com o que já conquistaram.

A acomodação, a falta de acompanhamento, a falta de dedicação, são inimigos do crescimento pessoal ou social. O zelo faz a diferença na competitividade e na beleza da ação realizada ou a realizar.

Há uma relação direta com o gostar do que se faz e o zelo com o que se faz. Na própria definição de zelo encontramos a palavra afeição. Para haver dedicação a algo, é preciso ter o prazer nessa dedicação.

Os detalhes encantam e diferenciam uma ação ou uma meta a ser alcançada. A rotina é importantíssima, desde que não seja rotineira. A cada dia, a rotina vai tornando-se madura e mais experiente, pois quem a faz está no mesmo caminho, ou deveria estar.

Por isso é importante avaliar sempre, se continuar gostando do que se faz. Zelar não é ater-se em demasia a pequenos detalhes, esquecendo da visão global do processo e dificultando a conquista de resultados. Zelar é estar atentos para não exigir dos outros o mesmo zelo que se tem por algo. O zelo é resultado do amor por algo que a pessoa deposita e certamente cada um tem o seu. Ser zeloso é saber reconhecer as qualidades dos outros e dos trabalhos que eles desenvolvem. Zelar é estar presente nas pequenas coisas sem perder a visão do todo.

É isso!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 08/11/2018
Código do texto: T6497781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.