INVEJA

A inveja é medonha! Como é forte na vida do nosso povo! Ela é a pior coisa que existe. Mata muita gente e faz outras tantas sofrerem e até morrerem.Caim matou Abel por inveja. Para Caim o sacrifício do irmão foi melhor do que o dele e não diferente. Gn 4,1-15. Os irmãos de José achavam que a túnica e o jeito de ser do irmão mais novo eram melhores do que a deles e não diferentes. Isso os levou a pensar que José era mais amado, por isso tentaram matá-lo e por fim venderam-no para os mercadores do Egito. At. 7, 9.

Por não conseguir ver a saúde da irmã e sim só o problema dela, Raquel, por inveja, prometeu ao marido Jacó que iria suicidar-se. E culpou o esposo por ela ser estéril. Gn 30,1 Saul ficou muito triste com Davi e tentou matá-lo, por inveja, só porque Davi venceu o gigante Golias. Para Saul, Davi passou a ser mais importante do que ele e tornou-se uma ameaça e não um diferencial. 1Sm 18, 9

O sumo sacerdote e sacerdotes, os fariseus, doutores da lei, escribas e povo religioso de Israel, tentavam entregar Jesus por inveja, não conseguiram ver em Jesus um judeu diferente, um homem que pregava melhor para eles, que mostrava como é ser pessoa humana de fato. Que a disparidade social entre as pessoas é desumano. Não viam um ser que vivia o que pregava, mas somente uma ameaça para o bem estar deles (Mt 27,18).

Gandhi foi assassinado por inveja. Os ingleses não engoliram o diferencial dele no meio dos indianos e do mundo. Revolucionar sem exército e sem armas foi uma afronta para a Inglaterra.

Martin Luther King foi morto por inveja. Os americanos liberais não reconheceram sua liderança que fazia a diferença.

Mandela ficou preso por inveja. The Guevara foi morto por inveja, era um diferencial. Fidel foi isolado por inveja. Lula sofreu e sofre tamanha retaliação por inveja. Pois é um líder que faz a diferença. E por vir de onde veio e chegar onde chegou, não pode isso acontecer. A inveja mata e apedreja.Muitos invejosos até falam de Deus, outros aparentemente são tementes a Deus e dizem serem bons, mas na realidade vivem competindo e não aceitam outras pessoas que são diferentes e em vez de aprender com os diferenciais, querem exterminá-los. Fl 1,15.

Assim, na história da humanidade muita gente não conseguiu e não consegue ver no outro um diferencial e sim alguém menor ou superior e sente inveja. É o tal do querer ser o que na realidade não é. E não querer que o outro seja o que na realidade é ou possa vir a ser.

O primeiro fruto da inveja é o ressentimento e o segundo é a ira. É aí que começa a deformação da pessoa. Ela começa a tornar-se vítima de tudo e de todos. Não aceita que a outra pessoa seja elogiada e seguida pelo que fez e faz. Os invejosos têm um medo tremendo de serem passados para trás. Tentam ser vítimas o tempo todo, passam-se os dias vigiando os outros.

E vão apresentando-se como “coitados”! Tornam-se peritos em observar e reclamar.

auto estima torna-se baixa e começa a famosa lamentação: “Ninguém me compreende!”. Eu não presto! Só fulano (a) que é bom! Ou o contrário, ninguém presta, eu sim sou o melhor, os outros nem sempre. Para Deus o ser humano tem que ser o melhor. O melhor para os outros e não o melhor do que os outros.

Não nascemos para sermos pequenos e fracos. Medíocres e insensatos! E se somos, tornamo-nos vômito na boca de Deus. Seja quente ou frio, morno eu vomito. Ap 3, 16.

A inveja faz com que a pessoa fique morna. Quer ser quente, mas não admite quem já é. E essa inveja mata. Mata o invejoso e mata o invejado.

Muito antes de Jesus Cristo, Sócrates, um filósofo grego, já disse essas belas palavras.

“As pessoas sábias falam de ideias. As pessoas comuns falam de coisas E as pessoas medíocres falam das outras pessoas”. (Sócrates)

Quando a pessoa queria dizer alguma coisa, ele sempre sugeria que passasse a mensagem pelo crivo das três peneiras.

1. A primeira – da verdade. O que você vai falar é verdade? Não está diminuindo e nem aumentando?

2. A segunda – da bondade. É coisa boa? Vai gerar algo bom, vai aumentar a amizade e a paz?

3. A terceira – da necessidade. É necessário que se fale? E se for, deve ser dito do jeito que você está planejando dizer? Para o ilustre filósofo é preciso conhecer a própria ignorância. Pois cada pessoa pensa que conhece muito, mas na realidade não conhece nem ela mesma. Pois, se conhecesse, não cometeria as aberrações que muitas vezes comete.

Quanto mais a pessoa diz ser conhecedora, mais ignorante ela se torna. O verdadeiro sábio é aquele que nunca se cansa de buscar conhecer algo mais sobre si mesmo e sobre as verdades objetivas e reais. Portanto, se a pessoa não conhece direito nem ela mesma, como terá o direito de ficar julgando os outros como se fosse juíza?

Entender que o outro não é melhor ou pior e sim diferente é algo estupendo.

E isso a inveja é incapaz de ver.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 29/10/2018
Código do texto: T6489234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.