BOQUIABERTA

"Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e serás sábio." Frase proferida por Sócrates que merece total reconhecimento das pessoas. Na sociedade atual, errar não é humano, errar é o sinal do fracasso. Todo erro tem que ser renegado e abominado. Não entendo o porquê de tanta indignação com os erros, todo dia a gente erra e quando erra, muitas vezes, aprende. Tudo bem, errar na mesma coisa inúmeras vezes pode parecer bobo, mas ainda assim é necessário. A gente cresce tanto quando erra. Além disso, a conjuntura social abomina também quem não sabe. Você tem de ser polivalente, e no mínimo, saber de muitas coisas o tempo todo. Não saber sobre o livro da moda, o casamento famoso recente, os índices econômicos do país e francês fluentemente te tornam um ser inferior. É muita coisa para minha cabecinha de 17 anos: Não errar e não saber. Como vou construir uma vida sem erros e sem o direito de tentar aprender, porque já tenho que saber? Essa perfeição antisocrática está muito além do meu cérebro. Estou começando a achar a vida puxada e nem entrei no mercado de trabalho ainda. Esse imediatismo, esse desdenho, todas essas coisas fúteis na moda e agora mais isso? Essa ideia de sabedoria extrema, sem conhecer o mínimo de humanidade, não quero essa adulteração do ideal de ser humano para mim. É muita coisa para uma cabeça, para uma cabeça que já pensa muita coisa e pensa muita coisa o tempo inteiro. É muita coisa para um alguém tão jovem, que já está tão velho de velhice severina antes dos 30.