Lições da Democracia

Algumas figuras clássicas da política foram defenestradas no dia de hoje. O que virá desse cenário podemos avaliar daqui a pouco quando os eleitos pelo voto democrático assumirem seus lugares. A democracia continua sendo surpreendente nos momentos mais decisivos da nossa história. Mesmo que não entendamos prontamente os desígnios destas ações.

O eleitor realizou uma proeza impensável décadas passadas, retirou de cena padrões de políticos deletérios à democracia, porém a limpeza demora um tempo considerável e candidatos excêntricos tomaram posse, além de permanecerem poucos ovos podres. Lembro um comentário realizado há quatro anos no qual reproduzo abaixo:

"Algumas figuras execráveis da política foram enviadas para o além e outras conseguiram ser eleitas. O voto consciente significa que devemos aprender com os erros do passado, mas insistimos em confirmar os mesmos erros. Lamentavelmente continuamos colocando gente que não vai dar fruto algum!" A democracia permite retirar candidatos nos quais flertam com a picaretagem e o clientelismo, a estes o recado das urnas foi compreendido como um sinal de alerta.

No devido tempo, a sociedade fará a regulagem dos quadros políticos disponibilizados nesta eleição parlamentar onde muita mudança já ocorreu, devido ao furacão Lava Jato que desnudou a velharia carcomida de todos os partidos. O modelo da velha política permanece um tanto debilitado mas ainda flui seu manancial de práticas nocivas, contudo a fiscalização popular crescerá exponencialmente conforme casos comecem a pipocar nos meios de comunicação.

Uma nova ordem começa a ocorrer atrelada ao resultado do segundo turno, quando este mostrar que Brasil estamos apresentando com o nosso voto. A democracia apresenta seus ônus e bônus de maneira avassaladora, no último momento, a segundos do ponto fatídico, simplesmente na ponta dos dedos fazemos um país diferente. Até o segundo turno!

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 08/10/2018
Reeditado em 21/10/2020
Código do texto: T6470650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.