¼ DE TRIGO ¾ DE AXÉ

¼ DE TRIGO ¾ DE AXÉ

Como é lindo o nosso nordeste, exuberante, rico e cheio de encantos, lugar abençoado por suas maravilhas naturais e por seu povo trabalhador e honesto... e sobre tudo, com talentos infindáveis, célebre celeiro de mentes brilhantes, já nos deu tanto... já nos presenteou com Graciliano Ramos, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Ariano Suassuna, isso, para citar apenas alguns de seus filhos ilustres, dizem que por aqueles ares não se nasce... se estreia, pura verdade!

Mas como tudo na vida tem seu preço, os presentes também...

Para cada Graciliano vem também um Sarnei, um Magalhães, um Collor... para cada Jorge, um Chico, um Caetano e um Gil... para cada Raquel, uma Daniela Mercury, uma Preta Gil e um Carlinhos Brown... e para cada Ariano, um Renan Calheiros, um Ciro Gomes e um Lula da Silva, uma listinha extensa que vai do coronelado que até hoje se perpetua, passando pelos exilados burgueses em Londres, seguindo com os filhos da Rouanet e culminando na incapacidade corrupta que se agarra ainda na subversão de valores, subjugando seu povo para manutenção do poder.

O tempo passa, mas a proporção continua a mesma, até nos votos que selam a esperança de uma região... Mas não culpemos nossos irmãos do nordeste, só Deus sabe o que esse povo humilde passa e sofre também, com suas necessidades, com suas dificuldades e com seus governantes, pois, quando a fome bate e o trigo é pouco, até o joio vira pão.