CULTURA

Vivemos hoje numa realidade onde a qualificação pessoal é fundamental. A pessoa, além dos costumes, da língua em que ela fala, da religião que ela pratica, da alimentação que ela consome, da maneira de vestir que ela tem, e outras coisas a mais, falam da cultura que ela deve tem ou deva ter.

Cultura, um exercício das competências espirituais, mediante o qual elas são colocadas em categoria de dar os frutos mais fartos e melhores que sua composição adequada permita. Esse conceito podemos dizer ser subjetivo. Mas há também o conceito objetivo de cultura: são os resultados adquiridos pela pessoa diante do exercício das suas faculdades, sejam orgânicas ou espirituais. Daqui pode-se dizer que uma pessoa sem cultura é uma pessoa deformada, uma sociedade sem cultura é uma sociedade desfigurada. Um grupo de pessoas mantido junto por necessidades, e não por um objetivo real de felicidade. Pois a cultura é um fenômeno complexo e a melhor maneira para definí-la é de fixar a sua origem no famoso tripé: origem, forma e finalidade.

Origem - a cultura é algo que vai associando uma pessoa às outras. E vai criando hábitos e comportamentos próprios de um grupo e finalmente de um povo. A cultura passa a ser uma realização humana. Pois ela faz parte da mente e das ações humanas. É o resultado surgido das ações de um grupo. Uma hereditariedade que a pessoa humana recebe de outras e passa para outros semelhantes. E isso depende do esforço de cada um, não é algo automático, mas que necessita do empenho de cada um.

Forma – a cultura é sensível, dinâmica, múltipla e criativa. É sensível a todas as manifestações culturais. Dinâmica – a cultura está evoluindo constantemente, vive numa contínua transformação, quanto mais tempo, mais rica ela se torna. Ela segue o caminhar da humanidade e marca presença eterna em muitos povos e épocas.

Finalidade – a cultura tem por finalidade para alguns pensadores Deus, para outros o próprio ser humano e para outros ainda, a natureza. Mas pensando a partir do modo de pensar dos orientais, a cultura é algo que aperfeiçoa cada vez mais a relação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus.

Cultura, algo que está ao alcance de cada um de nós!

É isso aí!

RUGGIERO, G. de.; Storia Del lavoro nella filosofia.

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 01/10/2018
Código do texto: T6464787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.