AO POBRE, OS RIGORES DA LEI

Não é que propriamente a Justiça seja cega. Não, cega mesmo é coisa que a ela não é. O que acontece é que a Justiça não tem — e nunca terá — olhos para os pobres. Porque certos privilégios foram criados exclusivamente para os dos ricos e poderosos.

O mais interessante é que o pobre, além de não ter direito a coisa alguma, ainda responde pelos crimes que, muitas vezes, não praticou. É, esse é o país dos absurdos. Por isso já não me espanto com os desmandos que são praticados em nome da lei. Já não me escandalizo com as coisas ruins. Mas, vejo com tristeza que a corrupção está se tornando coisa corriqueira e banal por aqui. Tem gente até achando que roubar é bonito. Afinal, o mundo é dos mais espertos, dizem eles.

— Será mesmo?

Dia a dia, mais e mais escândalos acontecem. E se a falta de caráter é grande, o descaramento é ainda maior. O mais interessante é que a evidência dos fatos mostra tudo e ninguém responde por nada. Num país onde a roubalheira acontece às claras, a impunidade é simplesmente alarmante e vergonhosa. Ninguém responde por coisa alguma, todo mundo é inocente. Todo mundo é inocente, menos o pobre. Esse aí, coitado, vai preso por qualquer coisa. E ainda que não tenha cometido crime algum, vai preso do mesmo jeito, basta que um rico o acuse.

É certo que, agora, alguns ricos e poderosos também estão indo pra cadeia. Mas, o tratamento que eles recebem é diferenciado. E dentro de pouco tempo, a prisão deles é relaxada. Pobre não, quando vai pra cadeia, apodrece por lá. Claro, ele não tem dinheiro para pagar bons advogados

Mas, deixando o pobre de lado, quero falar sobre o cinismo dos políticos. Gosto e até dou risada, quando eles dizem que são pessoas ilibadas e de caráter irrepreensível. Todos eles, quando entrevistados, negam tudo. Dizem que os crimes de corrupção a eles atribuídos não passam de 'ilações descabidas e fantasiosas'.

Mas, o que me deixa meio preocupado não é a falta de vergonha dos políticos, é a enorme tolerância do povo brasileiro. E não bastasse tanta tolerância, ainda vejo pessoas que discutem e trocam ofensas na redes sociais. Chegam até a brigar nos restaurantes, por causa deste ou daquele político. E isso é tudo que os políticos mais querem: um povo dividido. E enquanto o povo briga, eles, que dividem o povo, dividem entre si os lucros milionários das propinas.

fim

JOTA SANTIAGO
Enviado por JOTA SANTIAGO em 26/08/2018
Reeditado em 23/10/2018
Código do texto: T6431025
Classificação de conteúdo: seguro