SER LIVRE COMO UM SÁBIO

Eu almejo ser sábio, tal como os grandes mestres que ensinaram os verdadeiros valores que estão presentes na arte de ouvir e na prática da meditação. Eu almejo ser sábio tal como aqueles que se comprazem em viver na placidez da contemplação e nos momentos propícios ao silêncio e a oração.

Ademais, penso que ser sábio é a única maneira que encontrei para me desfazer definitivamente dos preconceitos, dos estereótipos e das mensagens medíocres inventadas pelas sociedades e religiões do desamor.

Ser livre como um sábio que aprendeu a amar a sua própria companhia e a contemplar a verdadeira beleza da vida: eis a minha grande inspiração. Pois ao almejar a arte de ser livre, viverei em pensamentos e divagações como uma águia em belos voos, uma águia que vislumbra a doçura dos ares e o esplendor dos céus.Somente assim é que poderei sonhar com a eternidade. Somente assim é que poderei dar o primeiro passo para uma vida de esperança, de serenidade e de amor.

Ser livre para amar e sonhar é a maior garantia para não me tornar um escravo do sistema e nem me transformar num homem embrutecido pela ignorância.

Quero ser um sábio que ama a liberdade e que preza pela verdade. Essa é a minha verdadeira motivação. É indispensável para que eu continue lúcido e resistente a qualquer tipo de manipulação e falsificação de consciência.

A minha filosofia de vida é não deixar de viver como um fogo vivo de ideias que possam inspirar a alma de todos aqueles que buscam ser livre-pensadores e poetas desconcertantes.

Não quero mais viver em qualquer labirinto de concepções superficiais. Prefiro as profundezas e as alturas...prefiro a não conformidade contra o que está estabelecido... Prefiro a subversão apaixonada contra a tirania do engano, do que a obediência passiva ou a subserviência pavorosa a um sistema explorador. Prefiro, enfim, ser sempre um sonhador, um poeta, um livre-pensador, um homem contemplativo, um sábio, do que propriamente ser uma pessoa famosa e que, mesmo sendo querida por todos, nunca se basta a si mesma, especialmente quando precisa viver sozinha.

Aspiro até o fim dos meus dias na terra ser um homem sincero, íntegro e que preza pela verdade (um homem rico dos tesouros de Deus), do que viver como alguém que está sempre em busca de prazeres superficiais.Vivo antes em busca de acumular riquezas espirituais, nas quais nem o ladrão e a ação do tempo podem destruir, do que consumar riquezas materiais que podem se esvaírem dos meus domínios.

A minha esperança está no amor e na liberdade que visa a prática da caridade (dádivas essas tão antiquadas para os dias de hoje), do que em satisfazer ambições que não visam ao bem alheio. Sou livre para não me vender e para não deixar a chama do amor e nem a força da integridade pessoal se esvaírem do meu coração. Portanto, exerço os meus dons da melhor forma possível, ainda que não receba nenhum reconhecimento da sociedade ou do mundo em que vivo, tal como todos aqueles que sempre procuraram enxergar e agir tal como alguém que está a frente de seu próprio tempo.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 22/08/2018
Reeditado em 19/04/2019
Código do texto: T6426905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.