CHATICE

Estávamos numa loja de produtos naturais e então e vendedor disse-nos: "Porque vocês não levam um termogênico? Temos em pó também".

- O que é termogênico? Da pra fazer em pó? Eu não sabia...

Ele fez uma cara de pensativo e deu uma olhadela na prateleira.

- Chá mate, chá verde... esses todos são termogênicos.

- mas eu não quero saber quais são, eu quero saber o que é.

Fez outra cara de pensativo.

- Rapaaaz, o que é termogênico eu nunca procurei saber...

- Mas você vende... - eu disse.

Perguntei a minha mãe o que era termogênico e ela também não soube me responder.

Refleti em voz alta.

- então o rapaz vende uma coisa que não sabe o que é, pra uma pessoa que não sabe o que é. Como é que vocês sabem que é possível que esse troço seja vendido em pó?

Fizeram uma cara de espanto.

- Emagrece - disse minha mãe.

- Como? - perguntei.

Mais expressão de espanto, por parte dos dois dessa vez.

- Como é que tu sabe que emagrece? Você nem sabe o que é! E se emagrece, como o termonãoSeiOque faz isso??

Saímos de lá na dúvida e sem o termogênico. Me dou conta de nunca me considerei muito inteligente, mas que desde criança sempre fui elogiado por ser. Quando criança você tem liberdade de perguntar e com o passar do tempo a maioria se acostuma a ser tolhido. Já viu algum adulto pesquisando porque o céu é azul pra responder a uma criança? Pois é... Eu também não. A gente acaba se acostumando a não satisfazer a nossa curiosidade e aqueles que se mantém curiosos buscam as respostas por si mesmos acabam se tornando os "agraciados com o 'Dom da inteligência' ". Inteligência essa que caiu do céu pronta, diga-se de passagem.

Queria ter nascido assim, muitos dizem.

- Mas todos nasceram assim - eu sempre respondo.

Alguns se mantiveram curiosos - já adianto pra vocês que adulto curioso é chato.

Como diz um amigo meu : "Muito cuidado, se você estudar - principalmente pra satisfazer suas curiosidades pessoais - corre o sério risco de acabar aprendendo."