Somos todos seleção

Com a nossa derrota na copa do mundo, ouvi comentários que ficaríamos tristes, chateados, desiludidos, mas os jogadores, não. A explicação filosófica de pé de balcão é que eles já têm dinheiro e fama por isso são felizes. Os salários milionários fizeram com que eles não se esforçassem o suficiente em campo. Essa indolência seria uma sombra, o lado negativo por serem milionários e famosos. Ganhar a copa teria significados diferentes para nós e para eles.

Ganhar a taça dá-nos a impressão, ainda que momentânea, que todos os nossos problemas acabariam. É esta a sensação que temos no dia do jogo e a cada grito de gol... Comentou um colega depois do terceiro copo.

Já que aqueles craques nos decepcionaram, que tal fazermos uma seleção com outros craques? Se os jogadores foram escolhidos dentre os melhores do país, então a nossa seleção deverá ser formada com o que temos de melhor... melhor que nos outros países.

Só devemos escalar o que tivermos de melhor, sejam pessoas, instituições, hábitos, virtudes, políticas públicas etc. vamos convocar apenas os possam levar o Brasil a ser campeão fora dos gramados... hoje somos todos técnicos.

Então vamos lá. Serão convocados temas, pessoas e instituições desde que sejam as melhores do mundo, assim como os nossos jogadores. Quem você escalaria dentre nossos melhores representantes nas igrejas, no Congresso Nacional, no Judiciário? Entrariam as empresas de telefonia, os bancos e os cartões de créditos?

Escalaremos o desemprego e a educação pública? E nosso sistema de saúde e a segurança pública, são os melhores do mundo? Ganhamos de outros países quando o assunto é preservação do meio ambiente, respeito aos direitos das crianças e dos idosos? Somos vencedores quando o assunto é acidente de trânsito?

Temos 81 senadores e 513 deputados, mais de cinco mil prefeitos, um Presidente da República e instituições como CNBB, STF, OAB e várias ONGs, todos essas pessoas e instituições seriam os nossos atletas. Quem escolheríamos dentre elas?

Teremos uma seleção capaz de ganhar dos outros países? No futebol temos que ter ataque e defesa fortes, os jogadores da lateral e do meio também. Em que pontos a nossa seleção será forte?

Além do técnico, existem os auxiliares como o massagista, o nutricionista, o roupeiro, o fisioterapeuta, psicólogo e o médico. Vamos chamar os amigos para ajudarem na escalação. Se no futebol somos todos palpiteiros por que não sermos nesta seleção?

Se acreditamos nessa seleção vamos apoiá-la e defendê-la, vamos nos armar com argumentos e exemplos.

Já que estamos numa rede social, escale sua seleção e compartilhe conosco. Quem sabe pegando um pouco da sua seleção, com um pouco do outro colega, não escalaremos um time vencedor?

Não podemos deixar de fora as virtudes como ética, caridade, bondade, cordialidade, camaradagem. Felicidade – Somos mais felizes que os outros povos? Justiça – Somos mais justos que outros povos? Bondade – somos bons? Amor – amamos uns aos outros mais que outros povos?

Vamos lá, não se acanhe, hoje somos todos seleção.