Máquinas de entretenimento

"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos." A frase é do irreverente e amante do futebol Nelson Rodrigues.
Respeito o escritor. Mas, generalizações são perigosas. Não duvido da “compra” ou troca de favores mesmo em Copa.
Mas o show é, sem dúvida, maravilhoso; e o esporte, uma arte.
Dentre todos os esportes, correndo o risco de ser injusta com tantos outros tão importantes e belos, sem dúvida, o que é mais popular e um fenômeno sociocultural é o futebol. Esporte entre equipes locais, peladas sem competição premiada, lazer e a maior de todas as competições, a Copa do mundo. Nações que se confraternizam, uma competição entre fortes, entre poderosos, ou nem tanto.
Disputa de bravos, de poderosos culturalmente e economicamente. Na hora mesmo o que conta, além da arte e da técnica, é o equilíbrio emocional. Por último, sorte.
"O passe é devoção; o drible, inspiração." - Armando Nogueira
E o futebol, arte.
O Brasil já não é mais o mesmo, também nessa arte maior em outros tempos. Amantes dessa arte, eu, uma simples simpatizante, mas que gosto e pesquiso sobre, principalmente em tempos de Copa, assisto com intuito de lazer e admiro a determinação, técnica e garra das equipes.
Meu foco mesmo é falar sobre os jogadores. Corpos sarados, organização, força, competição. Máquinas de fazer esporte e lazer, máquinas de confrontos, de dribles e de disputas corpo a corpo.
Assistindo à final desta Copa de 2018, fora destacar competências individuais, a força de equipe contou. Um grupo, em sua grande maioria de jogadores negros, o time da França é a campeã. Merecidamente, a campeã de 2018.
Trazemos, nós brasileiros, um sentimento de injustiça deste país, que dizem as más - ou serão boas línguas? - foi comprada pelos franceses. Não vem ao caso. e já foi. "Inês é morta".
Músculos e articulações. Luxações e dores infindas. Máquinas. Máquinas de lazer, força, técnica e arte. Um show de testosterona! Um misto de hormônios masculinos e adrenalina. Alegrias e tristezas, choros e sorrisos. Esse é um grande show do esporte: o futebol.
E viva a bola! Vive la France!
Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 15/07/2018
Reeditado em 15/07/2018
Código do texto: T6390754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.