TOCANDO EM FRENTE

Fazendo uma reflexão sobre essa música, percebe-se a profundidade da experiência de vida dos Autores: Almir Sater e Renato Teixeira.

Ando devagar, porque já tive pressa.

Por que se anda devagar? Para poder ter discernimento, pensar antes de agir, ser prudente nas ações.

Quem já agiu apressadamente percebeu que não deu certo, é preciso ir com calma e sensatez.

Pensar melhor, analisar com mais cuidado a dinâmica da vida.

E levo esse sorriso, porque já chorei demais

A experiência de ter que sempre fazer diferente, para ser a diferença.

Se quiser atingir o resultado que nunca atingiu, é preciso fazer do jeito que nunca foi feito.

Atitudes iguais darão sempre resultados iguais. A mudança está no reconhecimento de que é preciso fazer diferente.

Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe?

Só levo a certeza de que muito pouco eu sei,

Ou nada sei.

Com a experiência vivida, chega-se a conclusão de a dinâmica da vida o deixou mais forte, e quem sabe até mais feliz. Chegou a conclusão de que está certo, chegou a certeza de que não sabe quase nada diante da vida. Que a vida é um eterno aprendiz. Que deve-se sempre estar aberto ao novo, ao diferente, estar sempre pronto para melhorar as idéias e as atitudes. Só tem a certeza de que muito pouco se sabe. Ou nada se sabe, está pronto, está ápto a ser a diferença, ápto a crescer.

Conhecer as manhas e as manhãs,

O sabor das massas e das maçãs,

O refrão mostra as dicotomias que se faz pela vida afora, o tal de ir misturando as coisas, faltando discernimento. Vai misturando manhas com manhãs, massas com maçãs. É preciso ter esse cuidado. É preciso saber discernir o que é massa e o que é maçã, o que é manha e o que é manhã. É preciso aprender com discernimento e prudência o jeito de ser da vida.

É preciso amor pra poder pulsar,

É preciso paz pra poder sorrir,

É preciso a chuva para florir.

É preciso discernimento, é preciso amor, é preciso paz, é preciso vida (chuva) para poder prosseguir. São essas coisas que realizam a pessoa humana.

Penso que cumprir a vida seja simplesmente

Compreender a marcha e ir tocando em frente,

Compreender a marcha, ou seja, entender as idas e vindas da vida. Entender quando deve-se usar uma ou outra marcha, como o motorista que vai trocando de marcha à medida que o motor vai necessitando, pois cada uma é usada no devido tempo e lugar. Compreender a dinâmica da vida. E ir em frente.

Como um velho boiadeiro levando a boiada

Boiada não se leva, se toca. O dia não se toca, se leva. Veja a inverção dos verbos. Depois que se entende a dinâmica da vida, ela fica simples, é como levar uma boiada e tocar dos dias, tanto faz. Vai tocando a vida. E para quem não entende a vida, é difícil levar a boiada e tocar os dia.

Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou,

Estrada eu sou.

Estrada eu vou, estrada eu sou. Estrada eu vou quando estou aprendendo, estrada eu sou quando estou ensinando. Somos aprendizes e professores pela vida afora. Esse aprender e ensinar acaba trazendo paz, tranzendo o sorriso, a alegria, a vida.

Todo mundo ama um dia todo mundo chora,

Um dia a gente chega, no outro vai embora

Ou seja, vivemos na impermanência, nada é fixo na vida, a vida é dinâmica, está sempre em movimento. A única coisa permanente no mundo é a impermanência. Um dia a gente chega, no outro vai embora. Fluxo e refluxo, ação e reação, causa e efeito…

Cada um de nós compõe a sua história,

Cada ser em si carrega o dom de ser capaz,

De ser feliz.

A felicidade não está fora da pessoa, está dentro dela. Cada pessoa já nasceu com o dom de ser capaz e ser feliz. Basta conhecer, entender e viver a dinâmica da vida.

É isso aí!

Acácio Nunes - Apoiado por Pedro Simão.

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 10/07/2018
Código do texto: T6386458
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.