VIZINHA ESTRAGA PRAZERES

Uma vez eu estava andando por uma rua bem movimentada na minha cidade, aqui no Piauí. Estava um zunzunzun daqueles: Buzinas, pessoas gritando outras pessoas,feirantes e animais. Me lembrei até de uma cena descrita no livro "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo.

Eu continuei caminhando e observando aquela balbúrdia, quando fechei os olhos e senti uma inspiração vinda dos céus. Só pode ter sido uma fada ou algum ser iluminado. Eu nem sei como descrever.

O que aconteceu depois disso foi basicamente a minha sobrevoada pelas nuvens da minha cidade junto com o ser de luz. Engraçado, que ele ou ela não falava absolutamente nada até chegarmos num lugar florido que não me lembro de ter visto antes em minha vida.

Coloquei meu pé sobre as flores. E então, subitamente, a fada ( agora dava para perceber sua fisionomia) começou a sofrer uma metamorfose e se tornar um ser feio e que falava muito alto. Comecei a reconhecer aquele rosto nenhum pouco agradável. Então gritei:

-Vizinha?

E ela me respondeu com seu jeito ríspido de ser:

-Onde pensas que vai com esse nariz para cima, garota indelicada?

De repente, todo aquele sonho gostoso tinha se desfeito e eu estava cara a cara com a vizinha chata que limpava sua calçada. Nem pude acreditar que aquele campo florido havia se perdido e se tornado o concreto duro.

Eu, calmamente, voltei a minha casa, cabisbaixa. Como um sonho tão gostoso se transforma num pesadelo de vizinha?