CATEQUESE DA CONFIRMAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

Na atualidade, ajudar os adolescentes e jovens na questão da fé em Jesus Cristo através da Igreja Católica é um grande desafio. Pela realidade marcante e cheia de significados e com muitos riscos, a juventude acaba ficando exposta a muitas interluções que merecem uma atenção especial da catequese, principalmente de crisma. No coração da catequese com os jovens está a proposta explícita do seguimento do Cristo. É uma proposta que faz deles interlocutores, sujeitos ativos, protagonistas da evangelização, envolvidos na construção de uma nova sociedade.

A missão da catequese é ajudar os jovens a compreender melhor o chamado para seguir Jesus Cristo, a partir das experiências em que eles vivem. Ajudá-los a rever o conceito de Deus e da religião, por meio de uma atualização real e autêntica da catequese de crisma. Essa revisão e atualização se fazem ainda mais necessárias nos grupos que possuem jovens vindos de outras igrejas cristãs ou católicos que viviam afastados da comunidade. E essa colaboração deve ser aberta e não apenas na visão de um movimento ou grupo dentro da Igreja. Pois, a Igreja é muito mais do que uma visão do Movimento da Renovação Carismática, ou Teologia da Libertação, ou dos Cursilhos, ou dos movimentos marianos, ou focolares, ou de Opus Dei, etc.

É na experiência de Jesus acima desses movimentos que se educa a fé. “Chamou a si os que ele queria (…) para que ficassem com ele” (Mc 3,1.3-14). A catequese deve ter muito claro em sua colaboração na fé que ninguém pode seguir Jesus Cristo sem ter uma profunda experiência de vida com ele. E experiência de vida com Jesus se dá no convívio com as outras pessoas e não individualmente ou com exercícios tendenciosos dentro da Igreja. Por isso, a catequese com adolescentes e jovens deve incentivar a importância da oração, através da leitura da Palavra de Deus, da celebração dos sacramentos e da vivência dos valores do Evangelho no dia a dia junto da família e das pessoas do seu convívio.

A catequese com adolescentes e jovens deve ser questionadora e não doutrinadora. A catequese deve compreender que isso não é teoria, não basta fazer o jovem sentir-se bem na experiência pessoal com Jesus Cristo e achar bonito o que ele fala. É preciso na educação ao seguimento de Jesus, comprometer-se com ele. E esse comprometimento não está em um ou outro movimento religioso dentro da Igreja, é preciso respeitar o adolescente e o jovem.

É papel da catequese ajudar o jovem a relacionar sua fé cristã com sua experiência existencial, com sua vida concreta, e a assumir compromissos permanentes sem ser precionado. Com criatividade pastoral, é importante apresentar e testemunhar Jesus Cristo dentro do contexto em que o jovem vive hoje. E como resposta às suas angústias e aspirações mais profundas. Apresentar um Jesus que caminha com o adolescente e o jovem, como caminhava com os discípulos de Emaús, escutando, dialogando e orientando (Estudos da CNBB, 85, Evangelização da juventude, n. 54). E não fazendo um discurso como se fosse uma ordem inquestionável.

É missão da catequese com adolescentes e jovens ajudá-los a perceber que o seguimento Jesus leva a um novo jeito de se viver a fé e esse jeito novo não quer dizer que tenha que ser igual a de um ou outro movimento interno na Igreja. Mas um jeito novo em sua missão; iluminando seu projeto de vida, seus sonhos e suas realizações, construindo novas relações com as pessoas; assumindo com liberdade e fidelidade, os anseios humanos que se revelam na adolescência e juventude.

Em seu itinerário pedagógico, é missão da catequese motivar os adolescentes e jovens para a inserção na comunidade cristã. É preciso ajudá-los a compreender que não se pode seguir Jesus Cristo de forma isolada, egoísta e sim em comunidade.

É tarefa da catequese anunciar que na comunidade há espaço para todos os dons e talentos e por isso deve motivar os adolescentes e jovens a perceberem quais as funçóes que podem exercer na comunidade através dos seus dons. A comunidade que precisamos apresentar aos jovens é a comunidade Corpo de Cristo. Temos serviços diferentes, mas todos convergem para a realização da única missão da Igreja: Anunciar Jesus Cristo. Com isso, supriremos uma catequese apenas sacramental, conservadora, com ensinamentos em linhas de movimentos, pois com essa compreensão não basta ser batizado, ser crismado e dizer-se seguidor de Cristo.

A catequese bem feita ajuda os jovens a sentirem-se incomodados, inquietos com a realidade social que os cerca, cheia de injustiças, discriminações e atentados à vida, e, a partir disso, leva-os a uma atitude de solidariedade, de compaixão ativa e de compromisso com o bem, com a verdade, a justiça e a vida como fez Jesus e não apenas ficar rezando, louvando e cantando, como se isso cativasse os adolescentes e jovens para a vida religiosa. Se a catequese não for ousada, e conhecedora da realidade social, política, econônica e religiosa em que se vive, e trazer esse tema para a discussão, ela está apenas sendo uma piedosa falando de Deus para um grupo que não acredita mais nesse discurso e que depois da recepção do sacramento, apenas terá lembranças do tempo da catequese.

A educação da fé que aponta para o compromisso com a transformação da sociedade e conduzirá os adolescentes e jovens para a realização do seu “ser jovem”, como agentes transformadores e protagonistas dentro de uma sociedade que nem sempre os acolhe. Só assim a catequese estará cumprindo o seu papel de unir fé e vida, formando cidadãos do Reino, discípulos jovens que sejam apaixonados e seguidores de Jesus.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 03/07/2018
Código do texto: T6380517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.