Suicídio no Brasil...

Diariamente trinta pessoas cometem suicídio no Brasil.

O suicídio em nosso país ainda não está contemplado como uma urgente questão de saúde pública, recursos humanos e financeiros no SUS minguam e escancaram o sucateamento desse setor.

O tempo de mera contemplação para com as doenças da mente já passou de há muito, ações por parte de todos, sociedade civil organizada e Poder Público, ainda que tardias, não podem mais serem adiadas.

A indiferença não é aceitável frente aos que, à sua maneira, pedem ajuda e sofrem invisíveis.

Pessoas que cometem suicídio emitem sinais, verbalizados ou não, porém nem sempre são levados a sério.

"-Se fosse verdade ou se tivesse coragem já teria feito pra' valer".

Esse tipo de crença reforça o estigma de quem sofre a depressão em suas mais variadas formas e sintomas.

Acusações do tipo, "quer chamar a atenção" ou "frescura" ou "falta do que fazer", só agrava e instiga a pessoa fragilizada a mergulhar no abismo que se lhe mostra todos os dias.

Pensemos a respeito, consideremos que podemos ajudar.

Clamamos ética nos outros.

O número 188, do Centro de Valorização da Vida - CVV, desde 01 de julho, está recebendo ligações gratuitas de telefones fixos, celulares e orelhões.

Paulo Afonso de Barros