ARMAS, A GUISA DE ESCLARECIMENTO

Dizem que o Estatuto do Desarmamento desarmou a população. Não é verdade, incitou uma campanha de desarmamento, isso sim. As armas sem registro foram recolhidas obviamente por serem sem registro e as registradas espontaneamente. Quem tinha ou tem arma registrada não precisa entregar, se entregar receberá uma indenização pelo recolhimento da arma que será inutilizada (sobre este destino acho que poderia haver, dependendo da arma, reutilização pela polícia - o que não está sendo feito). Se você quiser comprar uma arma também pode comprar. Basta dizer que é para proteção de sua casa e de sua família. Tem que preencher formulário na Polícia Federal, fazer psicotécnico, teste de conhecimento de arma e de tiro, apresentar atestados de bons antecedentes, comprovante de trabalho e renda, etc. Nada difícil para um cidadão de bem. Periodicamente tem que validar estes testes e documentos. Correto? Corretíssimo...

No tempo do Governo Militar (Ditadura para alguns), pasmem!: imagine uma ditadura com a população armada, onde? Pois aqui podia sim ter armas, bastava ir ao DOPS e também, como agora, apresentar a documentação e fazer os testes. A diferença é que não tinha que repetir isso com periodicidade. Uma vez com a licença ou porte era para "toda a vida". O Estatuto modificou isso, não obrigou o cidadão a entregar a arma com registro, só aumentou o controle de quem a tinha ou tem. Muito justo, Só acho que a periodicidade de renovaçao, que hoje é de 5 anos, deveria dobrar.

E a população andava armada e o número de crimes era bem menor do que hoje. No Rio Grande do Sul, que sempre foi um Estado Armado, as estatísticas de crimes eram muito menores do que hoje. E, pelo que lembro, o governador Leonel Brizola (da esquerda, como todos sabem) era tão a favor da população armada que até a elogiava com ufanismo, dizendo que qualquer invasão ao Rio Grande do Sul seria, em primeiro lugar, rechaçada pelo Exército de Caxias,em segundo lugar pela valorosa Brigada Militar, em terceiro e último lugar pela população armada.

Em outros textos trato desse assunto. Quem se interessar basta pesquisar os títulos DESARMANDO O MORRO e BRASIL, ARMADO PARA SER AMADO.

Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras