Os críticos e as críticas

OS CRÍTICOS E AS CRÍTICAS

Há duas espécies de críticos e críticas. A primeira é formada por aqueles que reconhecem o valor das pessoas e ao apresentar a crítica, apresentam a mesma como uma colaboração para um melhor resultado, tendo o cuidado de não desmerecer ninguém, muito menos o trabalho que está sendo executado. Essa é a crítica construtiva. A segunda parte daqueles que se sentem incomodados com o trabalho dos que estão realizando algo de bom, por ciúmes, inveja ou interesses escusos, e partem para aquilo que se chama de crítica destrutiva: denigrem as pessoas, põem defeitos em tudo, e se colocam como inquisidores e carrascos. Infelizmente esses aparecem em maior número, não oferecem ajuda e quando oferecem já é com segundas intenções. Já vi muito bom trabalho comunitário terminar por culpa desses juízes de plantão, que não poupam ninguém. E quando esse trabalho termina, como eles só sabem criticar, não põem as mãos na massa para fazer da maneira como acham certo. Essas pessoas só se sentem bem na oposição. Não sabem construir. Vejo muitos líderes abandonarem seus ideais comunitários por não quererem mais conviver com tais pessoas. Talvez esse seja o motivo pelo qual a maioria das Instituições Comunitárias acabe por se extinguir: é um trabalho voluntário, gratuito, estressante no qual quase sempre se paga para trabalhar, sem que aja um mínimo de reconhecimento. Que venham os críticos e as críticas, desde que construtivas, e de pessoas que queiram trabalhar. Quanto à outra espécie, por favor, vão cuidar de suas vidas.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 29/06/2018
Código do texto: T6377446
Classificação de conteúdo: seguro