Sobre manchas nas roupas

Disponho-me, hoje, a falar sobre manchas nas roupas. Aquele borrão causado, tão de repente, por falta de atenção ou euforia, talvez, na sua peça favorita (escolhida para um dia hiper especial). Você se põe a pensar: “pronto, o dia começou e vai terminar péssimo”. Escolhi esse exemplo dentre os inúmeros existentes, pois já aconteceu comigo. É o dom que o ser humano detém de transformar pequenas coisas e fatos em algo capaz de desestabilizar o emocional. Depois que me peguei refletindo a respeito de um aborrecimento tão desnecessário, tentei propor soluções: a vida é uma proposta de intervenção, como bem diz a minha professora maravilhosa. Qual foi a escolhida então? Registro pessoal. É difícil e quase impossível encontrar uma roupa minha que não possua nenhum defeito sequer - falo isso de todo o guarda-roupa - e eu decidi olhar para cada detalhe acarretado, de maneira espontânea e acidental, como uma marca só minha.

Sabe quando você está em roda de amigos, familiares ou namorados e alguém inicia a conversa do tipo: “quais são as qualidades que você mais gosta em si próprio(a)?” Cá estou eu, incluindo a delicadeza e a tamanha arte de realizar riscos/manchas nas minhas roupas, como uma grande característica pertencente ao ser Mariane. Esse olhar peculiar para cada ocorrido em minhas peças tornou meus dias, infinitamente, melhores. Um dia, eu vesti uma blusa - da qual gosto bastante - e ela estava com uma mancha nítida de base. Não havia reparado até o momento em que precisei passá-la. Consultei a minha mãe para saber o que ela achava daquilo, antes de descobrir as manchas nas minhas roupas como uma parte do meu eu. Parei. Pensei um pouco. Decidi usar e ela me indagou: “ué, vai usar manchada?”. Respondi: “ah! Não ligo! Vou usar assim mesmo!”. A partir disso, eu não tinha percebido a mudança significativa que estava por vir na minha vida, mas o fiz, inconscientemente, se é que posso dizer isso (Freud que me perdoe pelas classificações).

De qualquer maneira, eu estava me sentindo tão bem que recebi muitos elogios, nesse dia, advindos da blusa. Da blusa com mancha de base. Por quê? Autoconfiança e acreditar na besteira que é perder tempo com futilidades. Pasmem-se: a vida é bem maior que as suas inúteis manchas nas roupas.

Mariane Amaral
Enviado por Mariane Amaral em 24/06/2018
Reeditado em 19/05/2019
Código do texto: T6372345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.