Neymar à imagem e semelhança de quem?

Neymar surge de verdade para o mundo do futebol em 2010. Junto com Ganso, formava uma dupla incrível. O maestro e o matador. Sendo no Santos, inevitável surgirem comparações com Pelé, o maior de todos, e, mais recentemente, Diego e Robinho, que a nível internacional não corresponderam às expectativas depositadas, mas foram muito bem enquanto estiveram na equipe da Vila Belmiro e tiveram boas passagens por times do exterior.

Ano de Copa, logo começou a pressão popular para contar com Neymar e Ganso na seleção do técnico Dunga. Porém, segundo o professor, a equipe estava fechada e não levaria para o mundial quem não tinha sido convocado antes. As críticas a Dunga, então, só aumentavam, visto que ele também deixava de fora Adriano e Ronaldinho Gaúcho. Veio o dia da convocação, havia uma última esperança, mas os nomes mais esperados pela torcida brasileira não estavam lá.

Jogo após jogo, Neymar, Ganso e cia só faltavam fazer chover. Mitavam, como dizem hoje nas redes sociais. Em partida pela Copa do Brasil, o placar chegou a 10. Outras goleadas eram frequentes. Além de aparecer muito pelos dribles, jogadas e gols em campo, Neymar o fazia também por suas declarações.

Num jogo pelo Santos na Vila Belmiro, discutiu fortemente com o técnico. Logo depois, foi chamado de monstro, no sentido negativo. Numa comemoração, pegou com um torcedor uma máscara sua mesmo e a colocou, de cabeça para baixo. Tal gesto apresenta várias conotações, desde mascarado até duas caras, nenhuma delas positiva. No mesmo momento, Neymar apontava, para ele mesmo.

Carente de ídolos no campo esportivo, com a iminente aposentadoria de Ronaldo Fenômeno e a aparente decadência de Ronaldinho Gaúcho, a idolatria brasileira passava para o menino Neymar. Menino, mas que todos cobravam uma atitude madura, paradoxalmente.

Neymar continuou mitando em campo. Empresários viam nele um grande negócio, sua imagem poderia ser utilizada de diversas maneiras. Neymar passou a figurar em propagandas até fantasiado, seja de vaca para propaganda de sorvete ou de mosquito da dengue em uma campanha de prevenção contra a doença. Além disso, aproveitava comemorações de gols a fim de passar outras mensagens também.

Mudou o número da camisa, adotou a 10. Passou a comemorar dando socos no ar. Igual a quem mesmo? Chegou até a fazer comerciais junto com o Rei do Futebol: de baterias para carro até café, com brindes objetivando o consumo de crianças e adolescentes.

Teve um comercial do Guaraná Antártica proibido, pois o mesmo incentivaria o bulying com estrangeiros. Poucos anos depois, curiosamente, passou a ser garoto-propaganda da Cerveja Proibida.

Ainda no Santos, bom porque o brasileiro pôde curtir bastante a sua presença por aqui, protagonizou junto com Ronaldinho Gaúcho um duelo épico na Vila Belmiro em partida que terminou 5 a 4 para o Flamengo. Ganhou o Prêmio Puskas pelo gol que fez neste jogo. Ao final, entrevistado pela Globo, concordou que seria o “Ronaldinho do século XXI”.

Matador, mesmo sem a 9, estaria próximo ou distante de Ronaldo? Bem próximo. Patrocinado pela Nike, assessorado pela agência de publicidade do Fenômeno, contratado pelo Barcelona. Tudo mera coincidência? Difícil acreditar. Ney não comemorou gols fazendo o característico número 1 do R9, sendo menor de 25 anos, pegaria mal, legalmente, fazer menção a bebidas alcoólicas. Porém, aparecer um dia com a chuteira pendurada no pescoço, tal qual Ronaldo Nazário fez na final da Copa de 98, seria uma ótima ideia para exibir as chuteiras da Nike, que inclusive eram um modelo inspirado naquele de 20 anos atrás.

Se Ronaldo ao longo de sua carreira não conseguiu contar já com o desenvolvimento elevado que as redes sociais possuem hoje, Neymar pode. Assim, seus patrocinadores não precisam necessariamente pagar por comerciais em rádio ou tv, basta Ney postá-los em seus perfis no Instagram e Twiter que já garante milhões de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos. Seja para um site de poker online ou revistinhas da Turma da Mônica com ele sendo um dos personagens. A Turma do Neymar curtiu. Os parças também.

Ainda falando de Ronaldo, o craque chegou à Copa de 98 já com um torneio na bagagem e dois prêmios individuais de melhor do mundo, eleito pela Fifa. Enquanto isso, Neymar foi para a primeira copa em 2014, no Brasil, já com 22 anos e sem nenhum título do tipo. Mesmo assim, a pressão era toda em cima dele. Espontaneamente ou não, ele parecia assumir ou desejar ser o cara do time. Sempre o primeiro, ou o último, a descer do ônibus e cumprimenta jogador por jogador na fila para entrar em campo. Infelizmente, saiu do mundial após uma forte pancada que poderia tê-lo ferido ainda mais seriamente. Fred, o camisa 9 daquela selelçao, só faltou chorar quando descobriu que seu companheiro de ataque não jogaria a semi. O resto da história todo mundo sabe.

Neymar meteu um atestado?

Neymar pipocou?

Duas Copas Américas vêm, o Brasil faz vergonha. Neymar é expulso em partida contra a Colômbia por infantilidade. As críticas de Galvão o acompanham até as Olimpíadas no Rio. Após uma série de partidas desencontradas, o Brasil chega à final e vence na disputa de pênaltis e a Alemanha e ganha o outo olímpico inédito. Adivinha quem foi o último a cobrar o penal? Como estaca sendo tão criticado, a declaração rememorou Zagallo em 97, “vocês vão ter que me engolir”. Coloca a faixa que usa desde criança “100% Jesus”, Galvão diz “faz tempo que ele não usa essa faixa, hein”.

Após uma fase de eliminatórias irregular, o Brasil se classifica para a Copa. Neymar o tempo todo nos noticiários, visto que sua transação para o PSG foi a maior da história, com direito ao seu nome na Torre Eiffel e na Aquarela do Brasil cantada em lá lá lá pelos franceses. Foi bom sair do Barcelona, onde fazia parte do trio MSN? Sem Messi ao seu lado, argentino eleito 5 vezes melhor do mundo, deixaria o lugar de coadjuvante e ocuparia o de protagonista, com belas jogadas, gols, polêmicas como a com Cavani e uma lesão que deu pano para manga.

Um pouco antes da estreia, suas fotos e cenas de intimidade encenadas com a namorada chegam à mídia, milhões chegam a sua conta. #brumar.

Em amistoso, marca um gol e levanta a camisa. Estava prestes a bater o número de gols pela seleção do baixinho Romário. Imita-o. Romário usualmente fazia isso para mostrar alguma mensagem em camiseta por baixo. Neymar só mostra o abdômen.

Chega a Copa. Após duas partidas regulares, Neymar coleciona pancadas em seus meiões rasgados por pontapés e seu tornozelo operado marcado por hematomas. Ganhou também milhares de memes e montagens graças ao corte de cabelo e penteado, no mínimo, atípicos. Será que numa final hipotética ele vira o Cascão?

Tois? Demorou para sair, só nos acréscimos da segunda partida. Não fosse o pênalti anulado (?) Ao final do jogo, sentou no gramado e chorou (?) cercado por câmeras que transmitiam a sua imagem para o mudo inteiro.

100% Neymar?