Crescer dói

Crescer dói

“É que a gente quer crescer

E quando cresce quer voltar do início

Porque joelho ralado dói bem menos que coração partido.”

A vida adulta é repleta de desafios fortes e para vencê-los precisamos de uma certa dose de maturidade, e essa virtude não é automática assim que crescemos .Precisamos buscá_la, pedir ajuda a Deus para que a alcancemos, já que necessitamos tanto dela para termos qualidade de vida.

Aqui no interior ,as pessoas mais idosas, tinham um hábito, não sei se correto, do ponto de vista científico: que é colher algumas frutas ainda não maduras e colocá-las em um recipiente fechado, abafado ,para que amadureçam rapidamente .Esse processo para algumas frutas tem resultado positivo, pois amadurecem rapidamente e ainda tem o sabor realçado. Para outras não, pois apodrecem e ainda contaminam outras levando-as também ao apodrecimento.

Estive pensando nesse processo e aprendi algumas lições importantes .Às vezes muitos de nós chegamos a vida adulta e demoramos muito para amadurecer, e Deus nos tira da condição normal, da zona de conforto e nos aprisiona em alguns ambientes fechados chamados dor, perda, decepção .. Muitos são aprovados nesse processo e saem dele fortes, saudáveis e prontos para ajudar com seu testemunho de vida ,sua experiência aos que estão enfrentando o mesmo processo. Outras saem dessas situações mais amargas, rancorosas, pessimistas e com o coração ainda mais petrificado, nunca aprendem a viver , até se auto destruírem completamente.

Chega o dia em que descobrimos que se quisermos alimentar teremos que preparar o nosso alimento, que ele não aparecerá misteriosamente do nada em nossa mesa.

Chega o dia que saberemos o preço exato do arroz , feijão ,carne, sabonete e muito mais coisas.

Chega o dia que descobriremos que se tratarmos o cônjuge com a mesma aspereza, indelicadeza que às vezes tratávamos os nossos pais __e eles não nos expulsava de casa,no outro dia voltávamos como se nada tivesse acontecido___ele simplesmente nos abandonará e procurará outro que o valorize.

Chega o dia em que descobrimos que não podemos falar tudo o pensamos, da forma que quisermos a quem quiser. Às vezes fazemos isso com pessoas que realmente nos amam e nem por isso elas nos desprezam ou nos prejudicam, mas se fizermos a algum chefe ou qualquer pessoa que tenha algum poder em mãos, podemos ter certeza que seremos grandemente prejudicados emocionalmente, demitidos ou nos tornaremos alvo de perseguição ou retaliação,pois nada é mais perigoso do que ego ferido, pouquíssimas pessoas , tendo poder em mãos não o usará como arma para vingança.

Chega o dia em que não terá mais aquela voz irritante para nos acordar ,e sim ,um objeto frio , insensível , limitado chamado relógio despertador e se ele falhar e atrasarmos para os compromissos sociais, profissionais, podemos esperar o preço : chateações,broncas, prejuízos financeiros, julgamentos e muito mais.

Chega o dia em que descobrimos que chantagem emocional, birras ,cara feia, silêncio não faz com que nosso cônjuge nos mime como bebê ,nos coloque no colo e diga :Por que você está sem se falar comigo??__O que está te chateando??

Não espere isso ,homens não tem paciência com esses comportamentos, não por serem maus companheiros , mas porque tem coisas muito mais relevantes que ficar mimando gente grande. Se você está emburrada , de birra com seu amoreco,trate de engolir o orgulho pois pode aparecer algumas situações complicadas na vida de uma mulher como: acabar o gás ,queimar uma lâmpada,ou aparecer aquele anfíbio, aquela rãzinha no banheiro ..E aí o que você vai fazer se não estiver falando com ele?

Chega o dia em que sentimos dores em todas as partes do corpo, e sequer podemos ficar reclamando, pois ninguém gosta de estar ao lado de pessoas resmungonas ,ou deixar de comparecer ao trabalho ,que acharão que estamos fazendo de vítima ou com preguiça. Se for constante nossas reclamações de doença vão nos taxar de hipocondríacos.

Chega o dia em que temos que suportar o nó na garganta,engolir o choro,botar um sorriso,nem que seja amarelo, no rosto e ir em frente, tão somente para não darmos o gostinho bom àquelas pessoas que torcem para a nossa infelicidade e deixar aqueles que verdadeiramente nos amam tristes.

Chega o dia em que descobrimos que somente na escola que não tínhamos empenho, resultado e mesmo assim éramos aprovados, tínhamos segunda, terceira , quarta e até décima chance.Quando prestamos um concurso ,ou sabemos o que foi exigido ou somos reprovados sem poder ao menos dar alguma explicação.

Chega o dia em que temos que escolher entre tolerar as fraquezas do outro,relevar ofensas ou encarar a mais sombria solidão, pois ninguém suporta conviver muito tempo com pessoas que não apresentam essas virtudes.

Chega o dia em que recebemos a triste notícia que quem nós mais amamos na vida ,partiu de maneira repentina e nada que fizermos mudará a situação:gritar,descabelar,blasfemar de tudo, até de Deus não vai mudar em nada a situação.

Chega o dia em que o talvez o médico nos entregue o diagnóstico de uma doença terrível, ele não quererá saber se estamos preparados ou não psicologicamente para receber aquele resultado ,nos olha friamente e fala que nosso caso é muito grave . Não adiantará desesperar, ficar dizendo que não merecíamos aquilo. Ou enfrentamos com garra e determinação ou nos entregamos à doença e sucumbimos mais rapidamente.

Chega o dia em descobrimos que não dá para ser vilão e herói no mesmo dia, como diz a letra da linda música “Era uma vez”.. Descobrimos que se tivermos uma vez sequer uma atitude de vilão, seremos marcados justamente por ela ,por mais que tenhamos tido mil atitudes de herói.O bem que fazemos raramente é reconhecido, mas o erro não faltam dedos para apontar .

Chega o dia em que descobrimos que em dado momento da nossa existência teremos a nossa expectativa frustrada em relação as pessoas que mais amamos, elas nos decepcionarão e vice versa.

Chega o dia em que descobrimos que por mais que lutemos ,ainda assim cometeremos muitos erros .Às vezes somos traídos por nossa personalidade ou achamos mais cômodo ouvir a voz do ego do que a voz da alma.

Chega o dia em que descobrimos que por mais que façamos o bem,ainda assim encontraremos aqueles que nos atirarão pedras.

Chega o dia que descobrimos que nos excluirão de forma velada, nos desprezarão com olhares ,ironias ,nos odiarão simplesmente pelo nosso jeito de ser .

Chega o dia em a pessoa a quem mais depositávamos confiança poderá nos trair de forma sórdida e cruel e temos que enfrentar o dilema entre perdoar ou ser destruído pelo ódio.

Chega o dia em que talvez o nosso cônjuge ,por momento de fraqueza ou ausência de valores firmes se deixe encantar por outro e seu coração não mais nos pertença e o sentimento que ele nutre é o pior de todos :pena .Temos que deixá_ lo ir e suportar a dor da saudade ,da solidão ,do abandono ou ficar insistindo em um relacionamento fracassado, contentando com migalhas de carinho e afeto, nos anulando em nome de um sentimento obsessivo e doentio.

Chega o dia em que as rugas aparecerão ,a pele flácida por mais procedimentos estéticos e cosméticos a que recorramos ,e o que não podemos deixar é nosso interior envelhecer de forma simultânea ao nosso exterior.

Chega o dia em que descobrimos que o que chamávamos de prisão : a casa dos pais ou a igreja, eram bem mais confortáveis e suportáveis que os presídios atuais.

Chega o dia em que descobrimos que ser escravo não é submeter às regras impostas por pais, professores, líderes religiosos ,e sim ,,submeter a todos os caprichos de um vício,um mau hábito ,um desejo carnal desenfreado que nos faz cumprir todos os caprichos, nos leva à destruição total e não conseguimos nos livrar dele ,e pior ainda ,nos cega e nos ilude e nos faz pensar que aquilo não passa de um jeito bonito e positivo de aproveitar a vida e ser feliz.

Chega o dia em que descobrimos que não conseguimos mudar ninguém, que só acontece mudança de dentro para fora ,e não o contrário .Só acontece se a pessoa por si mesma reconhecer que precisa dela e buscá_la com todas as forças . Nem Deus consegue mudar aquele que resiste a mudança pois é educado e respeita o livre arbítrio de cada ser.

Chega o dia em que descobrimos que nossos filhos não são uma extensão nossa na terra ou uma continuação de nosso jeito de ver e viver a vida , queiramos ou não, eles são indivíduos e possua poucas ou nenhuma característica nossas em suas personalidades e isso nos frustra e nos decepcionam pois os queríamos iguaizinhos a nós.

Chega o dia que precisamos estar saudáveis , mesmo estando doentes, estar sorrindo mesmo que sangrando o coração, estar dispostos ,mesmo que tomados pelo cansaço,ter que vivermos , mesmo querendo morrer, pois Deus nos confiou nas mãos a missão mais sublime de todas : cuidar de uns anjos na terra , chamados filhos e por eles damos a vida ,nos anulamos, fazemos qualquer sacrifício pelo seu bem estar e alegria.

Chega o dia em que o que mais queremos na vida é um colo ou um ombro amigo para chorar é só encontramos os nossos inseparáveis companheiros, que não nos desprezam em nenhum momento: Deus e o travesseiro... ainda bem que eles existem!!

Chega o dia em que descobrimos que por mais que neguemos a existência de Deus,o ignoremos ,o anulemos de nossa existência ele ainda assim nos fará uma falta insuportável a cada minuto, pois em cada coração humano existe um espaço do tamanho dele , que jamais será preenchido por qualquer outra coisa, que tudo na vida só vale a pena se for feito por ele para ele e com ele.

Chega o dia que apesar dos pesares você descobre que a vida é bonita , é bonita e é bonita!!!

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 11/06/2018
Código do texto: T6361636
Classificação de conteúdo: seguro