MEU VIZINHO COMPROU UM PIANO

Contra a Revogação da Lei 8313/1991

Theodor Adorno, filósofo alemão, sociólogo, musicólogo e crítico musical, um dos maiores críticos da degradação humana gerada pelo capitalismo, dizia que a psicologia precede a política. Ele também acreditava que a cultura tinha (e tem) uma "função" muito mais nobre do que possamos supor.

No entanto, vivemos numa sociedade onde poucos compreendem o significado e a importância da cultura. De acordo com a filosofia, “cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada as posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento”, percebe a importância? Cultura é a nossa semente!

Por algum motivo de construção do ser, talvez, muitos não querem fazer parte dessa definição. Assim como não querem ter o “esforço” mental de raciocinar, respiram por uma questão fisiológica e pelo mesmo motivo defecam.

Não podemos consertar o mundo, é verdade. Entretanto, podemos cocriar a nossa realidade com atitudes prósperas, com projetos de vida, com projetos sociais, com projetos educacionais, projetos de segurança pública, projetos de saúde pública, etc.. e com projetos culturais. Consegue perceber a importância de um Projeto?

A Lei Rouanet, que é uma Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei 8313/1991 foi uma das Leis que mais beneficiou a nossa Cultura, nossas sementes. E hoje, neste exato momento, em 07 de junho de 2018, está em tramitação no Senado Federal pela Ementa: Revogação da Lei 8313 ( Lei Rouanet) com redução de impostos na mesma proporção, sob o pretexto de que os impostos irão para o bolso dos trabalhadores. Relatora, a Senadora Marta Suplicy – Vide: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/131619

É tão obvio que mais uma vez políticos tentam manipular a massa, manipulam quem não tem acesso à educação, à informação sobre o significado de cultura e da sua importância. Assim como é tão obvio que todo o ganho que tivemos sofrerá um retrocesso.

Para os que ignoram o que tento mensurar, pesquisem, por favor, o significado dos patrimônios imateriais e patrimônios materiais que as comunidades brasileiras conquistaram ao longo dos anos. Conquistas essas, também, via projetos apresentados à Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.

Vivemos uma guerra civil covarde e silenciosa.

Avisarei ao meu vizinho que acaba de comprar um piano e que, tão lindamente, estuda partituras de Villa Lobos que ao sair apague a luz.