VOTAR OU NÃO VOTAR, EIS A QUESTÃO!

"Que tal fazer uma greve no dia da eleição e ninguém no Brasil ir à urna votar?

To dentro e vc?" - este post está sendo compartilhado à exaustão no Face.

Respondi: "Isto é postado por MAVs ou pelos tais de robôs eleitorais, penso que não deva ser compartilhado".

Um amigo retrucou: "O que não deve ser postado? Poderias ser claro nessa mensagem?".

Então, respondi e aqui compartilho a minha resposta:

"Bom dia, amigo! Como está o frio por estas bandas? Tenho a mente inquieta e acho que o sistema político como um todo e o eleitoral dentro dele, devam ser mudados. Até que isso seja feito temos que seguir as regras do jogo. Uma das regras é o voto obrigatório, infelizmente. O post acima sugere uma greve no dia das eleições, isto é fugir à regra. Nas últimas eleições presidenciais 30% dos eleitores não compareceram, se tivessem votado talvez tivessem virado o jogo. No jogo também tem a máquina "viciada"... A decisão de imprimir o voto, que continuaria a ser secreto, para conferência do eletrônico, dizem que não vai dar tempo de comprar e instalar as impressoras. Então, que volte o voto só na cédula e que o mesmo seja contado na seção, na presença dos mesários e de testemunhas (partido, políticos, síndicos, interessados em geral) passando por duas equipes em salas isoladas. Se a contagem "bateu" uma com a outra, lacra-se o malote e o resultado da seção é divulgado oficialmente. Não "bateu", é só contar de novo. Mas não saberemos o resultado no mesmo dia! E daí? Que dure uma semana ou mais, eu não tenho pressa. Eu quero é a certeza de que não houve fraude. Então, o candidato eleito, sendo ou não o meu, será o legítimo. Alonguei-me e não respondi ao amigo? Quer dizer, acho que respondi: temos, mesmo que a contra gosto e correndo o risco de fraude, comparecer em massa às urnas. Quem não comparecer não tem o direito de reclamar depois. Grande abraço e um bom final de semana para ti".

Armand de Saint Igarapery - Textos no Face e no Recanto das Letras