Não aproxime do sol

Uma lenda grega conta a história de um pai e um filho(Dédalo e Ícaro) que foram encarcerados em um labirinto, pelo rei de Creta, como castigo por terem supostamente infligido suas ordens.

Conta_se que com muita dificuldade Dédalo conseguiu fazer um par de asas para si e outro para seu filho com penas e as colou com cera.. Ítalo ficou entusiasmado com a invenção do pai,seria a chance de se livrar daquele cativeiro que tanto o oprimia..

Chegou o dia tão esperado de testarem as asas e alçarem voo e se livrarem do tenebroso labirinto.. Dédalo , mais maduro e prudente, aconselhou Ícaro a voar apenas o espaço necessário para sair do labirinto e logo se colocar em terra em uma ilha próxima..Ele avisou o filho várias vezes do perigo de aproximação do sol,pois a cera derreteria e o final seria trágico , porém Ítalo se empolgou de forma excessiva com a sensação de liberdade e a beleza das nuvens e foi alçando voo cada vez mais alto e se perdendo da companhia do pai.Seu fim foi trágico pois aproximou_se do sol ,a cera derreteu e suas asas caíram ,levando _o a queda e a morte..

Esse mito ,embora fictício nos ensina lições preciosas.Infelizmente hoje estamos presenciando a queda de muitos Ítalos, principalmente jovens ,que movidos pela sensação de liberdade,prazer, sentimento de onipotência e invulnerabilidade ,necessidade de quebrar regras, paradigmas, ultrapassar limites , expõe a vida a perigos constantes. Há uma distância enorme entre a força dos sonhos de um jovem e a capacidade de resistência do corpo físico.Os sonhos,os desejos,os impulsos e vontade de abarcar o mundo com as mãos e viver tudo de forma intensa pode ser comparado a um vulcão envolto por um frágil corpo físico ,que se compara a uma neblina que se dissipa facilmente..

É preciso que o jovem saia do labirinto,ou seja,aprecie a vida,se divirta,sinta prazer,mas sempre lembrando de não se aproximar tanto do sol, respeitar os limites do frágil corpo mortal..

Há um tempo atrás caminhava ao lado de um pastor__homem sábio ,por quem nutro imenso respeito e admiração__em um cemitério e observávamos atentamente os epitáfios nos túmulos e as inscrições que marcam a data de nascimento e falecimento das pessoas ali sepultadas, algo nos chamou a atenção:a quantidade de jovens sepultados.No meio da conversa ele me falou uma frase da qual nunca esquecerei:: "Estes jovens de hoje estão vivenciando uma loucura que seus corpos não são capazes de suportar"

Não bastasse os hormônios ,ainda existe a paixão , que cega , enlouquece qualquer ser humano que não seja gestor de suas emoções, mistura tudo isso a doses de bebidas alcoólicas e mais algumas letras de músicas que implicitamente passam a mensagem de que o álcool seja o remédio para as dores da alma,que não existe prazer ou diversão em festividade sem a presença dele, incentiva o jovem a ter comportamento obsessivo e insistir em relacionamento fracassado,em que não há mais reciprocidade de sentimento. Aí está o ambiente fértil e a estratégia sutil do mal para destruir vidas.E o jovem caminha nele perigosamente ,achando que nada de ruim pode lhe acontecer, tragédia só acontece com o outro, parece um pássaro caminhando lentamente para uma arapuca que lhe foi armada..

A frase que está em alta hoje é :"Viva o hoje como se não houvesse amanhã" .Linda frase , dependendo da forma que é interpretada,talvez seja o momento de mudarmos para a seguinte:"Viva o hoje de forma a ter possibilidade de viver amanhã".

Como diz a célebre música" É preciso saber viver",viver respeitando os limites do corpo, prudentemente já é um contrato de risco constante.Imagina viver loucamente???

Talvez mergulhar à beira da margem várias vezes valha mais que vivenciar a sensação ,a adrenalina do mergulho em águas profundas apenas uma vez.

Talvez valha mais suportar o tédio de uma viagem em um veículo na velocidade permitida e chegar ao destino a viajar a 200 por hora e não chegar com vida.

Talvez valha mais a pena tolerar as frustrações de forma lúcida e consciente,chorar ,sofrer do que se embriagar na tentativa de fuga.

Talvez valha mais a calmaria de um relacionamento duradouro,pautado no amor, respeito a aventuras movidas pela paixão.

Talvez valha mais a pena anos de trabalho árduo e consciência tranquila a adquirir fortunas a curto prazo, fruto de corrupção e desonestidade.

Talvez valha a pena trocar a balada pelo aconchego da casa dos pais.

Talvez valha a pena abraçar os livros no final de semana a ficar horas e horas no mundo virtual , navegando em sites que nada nos acrescenta como pessoa, cidadão, profissional..

Tem um ditado popular que diz que o mundo é dos loucos , discordo completamente ,e afirmo "O mundo é dos sábios".

"Ando devagar pois já tive pressa"

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 20/05/2018
Código do texto: T6341873
Classificação de conteúdo: seguro