Novela Mexicana à Brasileira

A sanha dos petistas diante da prisão do ex-presidente Lula ultrapassou os limites do inacreditável, principalmente do seu líder máximo no qual defende implacavelmente sua candidatura a todo custo, mesmo diante da condenação em segunda instância o qual inviabiliza qualquer possibilidade de disputar as próximas eleições presidenciais. Segundo trecho da carta de Luiz Inácio Lula da Silva à Gleisi Hoffmann: " Os meus acusadores sabem que sou inocente. Procuradores, juiz, TRF-4, eu sou inocente. Os meus advogados sabem que eu sou inocente. Se eu aceitar a idéia de não ser candidato, estarei assumindo que cometi um crime. Não cometi nenhum crime."

Partindo deste princípio do trecho, Lula deveria ser liberto imediatamente, já que todos sabem da sua inocência e portanto ele não cometeu nenhum crime. Contudo, inúmeros recursos foram impetrados e votados contrariamente ao discurso empregado por Lula e seus defensores reafirmando a culpabilidade de seus atos, deste modo sua candidatura está gravemente afetada conforme a Lei da Ficha Limpa.

Ele cumpre desde o dia 07 de Abril, pena de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro referente ao tríplex do Guarujá. Assim com a condenação em segunda instância pelo TRF-4 a possibilidade de pleitear o cargo de Presidente da República na eleição vindoura perde o efeito legal.

Com a insistência do petista, o Partido dos Trabalhadores refuta posicionar em alianças com outros candidatos de esquerda enquanto houver remotíssimas chances de incluir Lula na disputa eleitoral, o que pode demonstrar em primeira análise a confiança dos petistas na absolvição de seu candidato, mas apurando profundamente indica uma inclinação contraproducente no futuro político desta legenda. Apostar em um postulante prejudicado pelas circunstâncias produzidas por sua condenação em segunda instância, consolidarão provavelmente um desastre de proporções irreversíveis na recuperação política do PT nacionalmente.

Lula assume seu poder político no Partido dos Trabalhadores vigorosamente ao ponto de impedir ações de aceitação de outras candidaturas, toda via está atitude irá associar consequências no andamento das próximas eleições, no que tange a impossibilidade do PT perder não só o registro de candidatura do ex-presidente, como também a união do partido em outras alternativas de esquerda possibilitando a sobrevivência política do mesmo caso venha ter êxito está estratégia. O discurso de resistência pode agradar seguramente os partidários mais efusivos da legenda, agora por outro lado vislumbra um distanciamento da realidade dos fatos e a gravidade de sobrevivência do partido sem um representante, caso o PT insista juntamente com Lula nesta tese ilusória de indicá-lo como única oportunidade dentro do partido, mesmo preso e condenado em segunda instância.

Na minha opinião, o Partido dos Trabalhadores poderiam apoiar o candidato Ciro Gomes até em virtude do presidenciável ter sido ministro em governos petistas, fortaleceria uma alternativa contrária ao modelo empregado por Michel Temer, além de indiretamente ocorrer a vitória do PT por linhas mal traçadas, já que anteriormente o Partido dos Trabalhadores agregou o monopólio do pensamento de esquerda no Governo Federal, no entanto a soberba do poder está cegando o entendimento de um partido que outrora reinou absoluto por vários anos, vencendo 4 eleições seguidas, duas com o próprio Lula e duas com Dilma Rousseff até o impeachment da pestista e atualmente padece do resultado de sua irresponsabilidade na administração do governo. Aguardaremos cenas dos próximos capítulos desta novela mexicana à brasileira em que o ex-presidente Lula está sendo o principal protagonista.

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 15/05/2018
Código do texto: T6337596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.