O "FILHO MAIS HONESTO" DO BRASIL

(Traiu e faliu o pai)

Começou a chover vídeos sobre a inocência do preso "mais honesto". A repetição de uma mentira faz até o mentiroso acreditar que fala a verdade. No caso, têm como que a propaganda é a alma do negócio, esquecendo que o negócio que já perdeu a alma jamais poderá ter a alma reconstituída e menos ainda lavada. Vão jorrar rios de dinheiro nesse desespero, dinheiro esse que estavam guardando para se perpetuarem no poder. Basta um juiz ou tribunal solicitar a fonte desse "patrocínio" para colocá-los em maus lençóis e descobrir a boca da caverna. O "inocente, que nunca soube de nada", é capaz de ter colocado a senha "abre-te sésamo!", nome sugestivo para operação da Federal. Apertem a, atualmente pela imprensa esquecida, Rosemery, que precisou alugar um carro forte em Lisboa para levar o produto do roubo para alguma caverna, presumo que nas imediações. Eu disse "roubo"? Perguntam-me se tenho provas? Respondo: presumo. Caverna nas imediações de Lisboa, perguntam-me se tenho provas? Respondo: presumo. Perguntam-me se tenho provas de que o inocente é ladrão? Respondo; presumo. Não há provas! Provas não há? Mantra que será repetido à exaustão tentando matriciar mentes indefesas que agora restam poucas. Presumo! A mim resta a dedução, a presunção, a observação, a inferência nas noticias e a intuição. À polícia, promotoria e judiciário cabem a investigação e as provas. Não há provas! Tá bom, não as há porque assim querem que seja, mas não é. Debrucem-se sobre as peças e sobre os autos, tenham essa santa e prudente paciência, antes de contestarem o trabalho dos profissionais.

Tenho muitos amigos que possuem triplex e sítios. Nenhum problema. O problema seria se fossem funcionários públicos e recebessem como presente uma televisão, um carro, uma viagem, um triplex, um sítio... No caso em questão, provas há, pois se não houvesse o "Mais Honesto" não estaria preso. Pensar diferente não é presunção, é ingenuidade ou mau caratismo.

E para que ficar tergiversando sobre sítio e triplex, se tem muito mais por baixo do tapete?

A Venezuela vai pagar a dívida com o Brasil? Moçambique vai? Os outros países devedores vão pagar? Foram empréstimos combinados e a fundo perdido. Financiamento de Mariel, metrô da Venezuela, estações de água e hidroelétricas, aeródromos e centenas de obras no exterior, financiadas com dinheiro de nosso trabalhador através do FAT/BNDES e sob apadrinhamento direto do "Filho do Brasil". Que dizer de um filho que trai e vende o seu pai? Foi assim, esse dinheiro esbanjado, surrupiado, serviu para irrigar a plantação do filho pródigo que assim encheu seus alforjes e da quadrilha dos quarenta mil ladrões e capachos, incluindo amigos e familiares. Dinheirama que daria para construir hospitais, pavimentar estradas, acabar com a pobreza e lastimável miséria desse pobre rico país. Tal crime de lesa pátria valer-lhe-á, chegado o momento, uns quinhentos anos de solidão. Presumo.

Armand de Saint Igarapery - Textos no Face e no Recanto das Letras