Bafo da Onça

Escrevi essa crônica faz algum tempo.Resolvi posta-la agora. O que me levou, foi ter visto um vídeo no "youtube" onde tratavam sobre os antigos Blocos de Embalo do Rio de Janeiro, cito: Boêmios de Irajá, Cacique de Ramos e o Bafo da Onça do bairro do Catumbi.

Minha primeira manifestação foi de alegria. Ora, o Bafo da Onça ainda existia, e para minha felicidade, no mesmo bairro e no mesmo local onde nasceu, cresceu e sumiu.

Eu que desde 2004 vivo mais em Porto Alegre do que no Rio de Janeiro, só ouvia falar do Cacique de Ramos, pois o grupo de pagode, liderado pelo "Bira presidente " sempre na mídia, nunca deixou de divulgar as atividades do Bloco.

Já o Bafo da Onça, pouco chegava até a mim. Fiquei sabendo nesse mesmo programa que eu assistia no Youtube, fora gravado na NET, canal local, Rio de Janeiro, que o presidente do Bloco, ( Capilé ) ainda era o mesmo desde de sua fundação.

Minha simpatia com essa agremiação começou na minha infância.

Morava em Santa Tereza, na Rua Paula Matos, e no carnaval, meus pais me levavam pelas ruas do Catumbi e adjacências para ver o desfile do Bafo, Vai quem quer e Bloco do Gelo. Recordo-me que meu pai me punha em sua carcunda para eu apreciar melhor o desfile, o abre ala com aquela bela Onça de boca aberta, e aquelas mulheres lindas, principalmente a rainha e suas princesas.

Na minha adolescência até namorei uma princesa do Bafo.

Então, sou simpatizante do Bafo da Onça desde de gurí.

O carnaval do Rio voltou com força total.

Mas será forte mesmo, quando Bafo da Onça, Cacique de Ramos e Boêmios de Irajá estiverem inclusos num desfile pelas Ruas do centro da cidade empolgando os foliões.

A Riotur poderia reviver esse desfile e quem sabe até promovendo um concurso de qual foi mais empolgante durante o carnaval.

Se tiver desfile ano que vem estarei desfilando pelo Bafo da Onça.

É nessa onda que eu vou

é nessa onda Yá yá

é o Bafo da Onça

que acabou de chegar !

Mateus Ambra
Enviado por Mateus Ambra em 12/05/2018
Reeditado em 12/05/2018
Código do texto: T6334896
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.