A Ética (4) Militar

Prólogo:

"Recebo o sabre de Caxias como o próprio símbolo da honra militar"

(Compromisso do Cadete da AMAN)

Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) foi oficialmente designado em 13 de março de 1962 como o patrono do exército brasileiro – incorporando o ideal de soldado e sendo a figura mais importante de sua tradição. Historiadores consideram-no o maior oficial militar da história do Brasil.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Alves_de_Lima_e_Silva

*****

A Ética militar é pautada em:

Sentimento do dever

Honra Pessoal - conduta ilibada como cidadão diante da sociedade

Pundonor Militar – honra pessoal, um profissional correto, em serviço ou fora dele.

Decoro da Classe – conceito social dos militares, como classe.

A violação dos Deveres, Valores E Ética Militares

Constitui, normalmente, crime ou transgressão disciplinar e é fator impeditivo para a concessão das condecorações da Ordem do Mérito Militar, Medalha Militar, Pacificador, Praça Mais Distinta e outra.

Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos morais e jurídicos que ligam o militar à Pátria e à Instituição.

São deveres militares:

DEDICAÇÃO E FIDELIDADE À PÁTRIA

RESPEITO AOS SÍMBOLOS NACIONAIS

PROBIDADE E LEALDADE

DISCIPLINA E RESPEITO À HIERARQUIA

RIGOROSO CUMPRIMENTO DOS DEVERES E ORDENS

TRATO DO SUBORDINADO COM DIGNIDADE

Existem os deveres moral e jurídico.

Dever moral é o que se caracteriza por ser voluntariamente assumido, havendo ou não imposição legal para o seu cumprimento.

Dever jurídico é o imposto por leis, regulamentos, normas, manuais, diretrizes, ordens, etc.

"Os povos que desdenham as virtudes e não se preparam para uma eficaz defesa do seu território, de seus direitos e de sua honra, expõem-se às investidas dos mais fortes e aos danos e humilhações consequentes da derrota".

http://www.sgex.eb.mil.br/index.php/cerimonial/vade-mecum/106-valores-deveres-e-etica-militares.

*****

A Ética diante do valor dos deveres.

Nós não estaríamos indo além dos nossos direitos ao creditar somente ao governo todas as mazelas da nação?

Não seríamos nós os fiadores anos a fio, tão anti-éticos quanto " o vizinho da frente"?

O "jeitinho brasileiro" que nos cura em certos momentos, nos asfixia para sempre.

E o comportamento de uma nação somente se altera diante de uma grande barbárie ou extrema inanição.

Qual caminho se aproxima mais da nossa ética pessoal?

Robertson
Enviado por Robertson em 04/05/2018
Código do texto: T6327326
Classificação de conteúdo: seguro