Vende-se

Vende-se

As letras bem grandes, na placa muito branca davam-lhes um destaque ainda maior, o número do telefone conferia, a pessoa com quem tratar era o nome dele. Funcionário público aposentado, acordara cedo da manhã com o chamado do telefone.

- Alô, é o seu Tico, quero saber quanto é a casa...

- Que casa, não estou vendendo casa nenhuma...

- E a placa pra que botou?

- Placa? Que Placa? Deve ser engano...

- Hora essa! O Senhor ainda está dormindo? A placa de venda que está na sua parede.

Bate o telefone com força. Trote essa hora, quem seria? só poderia ser mesmo brincadeira...

O telefone logo toca algum tempo depois, uma voz delicada de mulher pergunta:

- Por favor, eu queria falar o seu Tico, é sobre a casa a venda, , eu queria dar uma olhada.

-A senhora me desculpe, mas a minha casa não está a venda.... deve ser engano, fala devagar pondo o fone no gancho, controlando-se, para não perder a calma, afinal a dona daquela voz não mereceria isso.

Abre a porta, e ver, é verdade lá estava ela, em lugar de destaque. Retira, rasga levando os pedaços para por no lixo dentro do banheiro.

Não adiantou, surgem novos telefonemas sobre o mesmo assunto. Não soube quanto tempo ela esteve pendurada no local, mas era uma rua de grande movimentação de veículos e pedestres. Não fazia idéia de quantas pessoas poderiam ter lido o aviso. Para evitar aborrecimentos, tirara o telefone do gancho por todo o resto do dia.

Ao amanhecer lá estava novamente a mesma oferta: Vende-se esta casa! Bastante irado, arranca-a e rasga-a desta vez em pedaços bem pequenos, torcendo para que não atender a nenhum telefonema, já estava de saco cheio, não toleraria mais nenhum nenhuma ligação sobre o assunto.

Previsão acertada. Fone fora do ganho mais uma vez, pelo resto do dia.

Mais outro e muitos outros, já perdera a conta dos cartazes de venda arrancadas, desistira de rasgá-las, preferindo guardá-los para comparar a letra.

Certa manhã ao ver uma nova placa , bem maior que as demais tivera uma idéia, mandara fazer uma outra dizendo: Esta casa não está mais a venda! Favor não ligar.

Um dia de sossego. Parecia que tudo ia bem, mais a tardinha o telefone toca:

- É o Sr. Tico, É sobre o anúncio do jornal da venda da casa. Aceita trocá-la por carro?

-Nem se a tua mãe vier dentro! Xinga batendo o aparelho na cara, bufando de raiva. Vai à banca de revista, e para o seu desespero ver escrito nos classificados:

Vende-se uma casa, tratar pelo fone...