Olha essa batata!

- Ei, o que você tá comendo?

- Batata frita, tá uma delícia, quer?

- Não, larga isso! Essa batata vai vir toda em forma de celulite na minha bunda!

- Eu não, você é doida! Tá achando que é quem pra me dizer o que eu devo comer ou não?

- Eu sou você daqui a 20 anos.

- Oi?

- Exatamente. Tá vendo essa batata aí, ela tá aqui ó, isso chama culote!

- Cruzes, eu vou ficar uma adulta assim? O que é isso em volta dos seus olhos?

- Olheira que chama. Depois dos filhos, você vai saber bem o que é isso.

- Eu vou ter filhos?

- Hum hum, dois anjinhos, só que não.

- Mas eu tinha planos, queria viajar o mundo, fazer um mochilão!

- Ah, meu bem, as únicas mochilas que você vai ver são as da escola das crianças.

- Eu consegui ao menos realizar o meu sonho, viver dele?

- Olha, a gente arruma uns freelas que dão pra pagar os boletos no fim do mês.

- Nossa, que triste! Isso que é ser adulto? Viver frustrada?

- Quem disse que eu sou frustrada?

- Ué, eu não consegui realizar nada do que eu sempre quis. Isso é frustrante pra mim!

- Você não conseguiu realizar nada do que sempre quis com dez anos, mas realizou muitas outras coisas, diferentes, e até melhores do que tinha pensado.

- Quando é que a gente sabe que virou adulta, quando tem conta pra pagar?

- Acho que não. Você percebe que virou adulto quando começa a pensar nas consequências das suas escolhas. Você aprende a lidar melhor com essa coisa de perda, de erro. Isso já não te afeta como antes. Você aprende na marra a ser mais forte. A vida te obriga.

- E isso é bom?

- Pode não parecer, mas é sim. Ser adulto é perceber que a gente tá sempre aprendendo alguma coisa, e ver um mundo de coisas pra se conhecer e o melhor, é sentir que o controle da sua vida tá nas suas mãos. Ninguém vai fazer a sua parte por você. Você vai errar, vai sofrer, vai chorar, vai levar muito na cara, mas tá nas suas mãos passar por cima e seguir em frente.

- Adulto chora?

- Ô se chora, não tão esquisito com essas caretas todas que você faz. Mas chora sim.

- Chora por que?

- Ah, por muitas coisas. Até de saudade de você!

- Ué, você não gosta de ser adulta?

- Eu não tenho opção. Vinte anos se passaram, e mesmo com o tamanho quase igual, eu não podia estar do mesmo jeito que você. Isso é ser adulta, você tentar fazer o melhor com o que dá pra fazer. O que dá pra fazer agora é ser adulta, e eu vou tentar ser o melhor adulta que eu conheço.

- É, até tô achando que você é bem esperta.

- Claro né? Eu sou você. Sou tão esperta que já tô calculando o tempo que eu vou passar na esteira pra queimar essa batata toda que você comeu. Já te falei que ela tá aqui ó, negócio de culote lembra?

- Foi mal!

Tamiris Pires
Enviado por Tamiris Pires em 14/04/2018
Código do texto: T6308246
Classificação de conteúdo: seguro