Quando a Cultura do Ódio é maior do que a Divergência Política

Nunca antes na história deste país a selvageria foi tão idolatrada pelos energúmenos, estes sedentos por carnificina esboreando suas presas tingidas de sangue. Foi o que aconteceu na tão anunciada caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas regiões do Sul do país, no qual o início deu-se em 19 de Março de 2018 na cidade de Bagé (RS).

O que se viu foi um clima plenamente hostil, desfavorável para a comitiva a ponto de acionar bloqueios de tratores evitando a passagem da caravana. Iniciava desta forma, um processo perigoso de endurecimento dos ânimos aumentando o ódio aos políticos, ao invés de analisar as circunstâncias ideológicas e a partir do debate de soluções para o bem do país.

O show de bizarrices continuava conforme a caravana seguia sua marcha e mais aproximava-se dos estúpidos, os esquerdistas experimentavam o sabor amargo das hostilidades que praticavam quando estavam no poder, enfim as vaias fazem parte da política, porém as agressões violentas fazem parte da cultura do ódio que tanto as esquerdas incentivaram anteriormente. Em Chapecó (SC) evidenciou a inflexibilidade dos grupos contrários a passagem do ex-presidente, em um discurso acalorado Lula prometeu que haveria retaliações aos manifestantes caso fosse necessário, evidentemente a paciência havia se esgotado e qualquer ação mais truculenta de uma das partes explodiria o barril de pólvora expondo as pessoas envolvidas em uma provável tragédia.

O ponto alto da delinquência deu-se em duas ocasiões: a primeira em São Miguel do Oeste (SC) onde pedradas e ovadas foram lançadas nos ônibus e carros que acompanham a comitiva, o protesto é livre e legítimo desde que os elementos utilizados não sejam letais, os ovos são aceitos, as pedras são mortais, principalmente quando atingem partes sensíveis do corpo humano, a segunda e mais grave ocorreu na Terça-feira dia 27 entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul em que tiros foram disparados em dois ônibus, além de perfurar dois pneus de um ônibus por instrumentos de metal denominados miguelitos, provavelmente deixados na estrada no caminho da comitiva. Deste modo, providências serão tomadas na identificação dos autores desta emboscada, membros do Partido dos Trabalhadores cobraram uma postura enérgica dos governos estadual e federal perante a este atentado à democracia, a caravana prosseguiu sua trajetória finalizando no Rio de Janeiro, porém o último ato político aconteceu no dia da prisão em frente do sindicato dos metalúrgicos.

É inaceitável o recrudescimento destes atos de intolerância e acima de tudo, uma afronta à vida, seja qual o seu posicionamento político, em hipótese alguma compactuamos com qualquer nível de brutalidade. A Lei não pode ser tratada com incúria, levando o cidadão propenso a barbárie, destilando seu ódio as pessoas que de algum modo são contrárias ao seu pensamento sem dúvida demonstram total inépcia diante da humanidade onde o argumento do terror suplanta o terreno do diálogo.

Credita-se o acirramento das provocações a uma política de cisão das ideologias, na qual um partido A julga-se superior a um partido B e assim aos demais, em que a falta de ética alçou patamares nunca antes sugestionados e ao longo dos anos provou-se o tremendo equívoco atribuído a esta pregação falaciosa, o que não justifica o pé-de-guerra instaurado nos últimos dias ocasionando cenas de selvageria jamais vistas na democracia e comparados a regimes autoritários. A discussão deve-se fundamentar no campo das idéias onde as soluções florescem, indubitavelmente o mais importante não é praticar proselitismo político mas elaborar sugestões plausíveis para que a Nação seja beneficiada igualmente, quando os indivíduos direcionam suas frustrações para a cultura do ódio, as divergências políticas são meros detalhes e sobretudo perdem o sentido e a lógica é substituída ao pugilato onde os mais intransigentes sobrevivem e aniquilados serão os que ousarem discordar de suas intenções.

A política deve ser exercida com sabedoria e prudência, a discussão de idéias conduz o indivíduo a uma seara absurdamente fértil na ampliação de resultados positivos para o futuro de uma Nação. Por outro lado, a falta de argumentos satisfatórios, aliada a desinformação em nada contribui na escolha de propostas coerentes ao momento difícil no qual passamos, contudo é imperativo que aconteça núcleos de polarização dos principais problemas que afligem uma parcela significativa da população, onde realmente tratamos os questionamentos de forma civilizada, evitando a proliferação da cultura do ódio pacificando os pólos divergentes e apaziguando as opiniões adversas. Aos desmandos e assalto aos cofres públicos a ordem de prisão será expedida seja qual for o responsável.

Independentemente dos efeitos ao resultado da votação do habeas corpus do ex-presidente Lula que por 6 a 5 concedeu parecer desfavorável ou na consumação da prisão ocorrida no dia 07 de Abril, a sociedade deve estar atenta as consequências repudiando ações de intolerância de qualquer uma das ideologias envolvidas, um clima de cizânia acompanhada de violência induz a ruptura da ordem social motivando grupos opostos ao confronto, queira Deus inexistir cenas desta proporção. Não vivemos mais na Idade Média, onde as diferenças resoviam-se na força bruta, o que deve prevalecer é a disposição democrática do debate acerca das necessidades da população.

O meio correto para demonstrar as insatisfações com os políticos é através do voto e das manifestações pacíficas, sem badernas, destemperos ou atos agressivos e covardes. Principalmente no sufrágio universal realçamos nosso desprezo aos maus políticos negando-lhes a confiança e saneando o ambiente expurgando aqueles que desonraram a população, segundo Platão, o filósofo grego, emitiu uma frase a respeito daqueles que julgam ser a política algo sem importância e desmerecedora de crédito: "O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus."

Portanto, quando você sentir um leve incômodo e começar a resolver os assuntos políticos na base da cultura do ódio, da indiferença ou simplesmente agir desinteressadamente, lembrem-se desta frase e reflitam que a cultura do ódio contamina a mente das pessoas. Não é porque uma pessoa de esquerda externa sua opinião sejamos irracionais de odiá-la por isso, mas argumentar suas idéias racionalmente e o contrário também é válido, a culpa são dos hipócritas salafrários que usurparam os cofres públicos, porém a resolução do problema firma-se na conscientização política da população pressionando os representantes do povo ( vereadores, deputados, senadores, etc) nas ações que realmente expressam o bem estar de uma Nação, sejamos civilizados pois as divergências políticas resolvem-se na esfera política, mas a cultura do ódio nunca resolve questão alguma, traz-nos infelicidade, pancada, tiros e morte.

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 09/04/2018
Reeditado em 05/10/2020
Código do texto: T6303822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.