Lula e o Rei Luís!

Com o recente acontecimento ‘único’ na história brasileira: a prisão do ex. presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Justiça por crime comum ,as redes sociais apresentaram , e estão apresentando, um número exorbitante de comentários a respeito da pessoa envolvida nesse escândalo que chamou a atenção do nosso país , da mídia internacional e também de juristas, políticos ,intelectuais e artistas do mundo inteiro.E as opiniões se dividem; uns defendem o condenado, classificando-o como um Estadista de verdade,um homem comprometido com o seu povo humilde, e obviamente, com o destino do seu país;outros, o acusam de ser o maior vilão em terras tupiniquins(é uma estranheza , o maior vilão brasileiro é um retirante nordestino).E afirmam com muita propriedade ,não entenderem como uma boa parte do povo brasileiro (sobretudo, os pobres )gosta dessa figura tão repugnante!Eu não quero entrar no mérito da questão,porém , também não quero ficar indiferente a essa situação , esquisita,bizarra ,e ao mesmo tempo, bastante atraente para se analisar.

E ,voltando ao passado, eu lembro-me do meu primeiro voto, e era Lula o presidente ideal para aquela geração, eufórica,vibrante ;eu era muito jovem ,e foi uma festa ,uma brincadeira,porém, com uma atmosfera cheia de simbolismo e esperança: um homem simples com possibilidade de ser presidente da República do Brasil! Embora, não houvesse em mim uma motivação ideológica,muito menos,a sua proposta política - econômica me seduzisse, no entanto, eu estava junto com todos aqueles que queriam mudar esta nação!Pois é ,Lula não foi eleito!

E tempo depois, Lula presidente,finalmente o povo chegava ao poder! É, e o que poderia ser a oportunidade de uma mudança radical, evidentemente, para melhor, o que aconteceu ,inicialmente, foi um monte de situações inusitadas: o presidente eleito-na economia- manteve o Neo liberalismo do seu antecessor, e ao mesmo tempo ,fretava,convivia, estava sempre ao lado dos que optaram por um socialismo populista ,comum no continente Latino Americano.E, claro, uma enxurrada de denúncia de corrupção, muitas prisões , e este desfecho trágico-cômico como convém a este continente:pobre, gosteco e violento!

Porém, apesar disso tudo ,o que vivencio no meu dia a dia,confesso, mesmo não sendo simpático ao comportamento e as ideias desse político tão peculiar, tenho que admitir que ele fez muito pela nação brasileira(eu não vou entrar em detalhes sobre questões macro-econômicas) , e ainda muito mais pela região Nordeste! Aqui ,em Pernambuco,-na educação- ele construiu uma Universidade no Vale do São Franscisco- Unifasv- e também os núcleos avançados da UFPE,são exatamente 12, nas cidades pólos,no interior do Estado, e um caso especial é o núcleo da cidade de Caruaru, que possui o curso de medicina, e sendo assim, agora, o filho do lavrador ,do agricultor pode chegar a ser Doutor, algo impossível há algum tempo atrás, onde apenas o pessoal da casa grande conseguia esse feito! Lula também trouxe muitas empresas de alto porte,algumas se instalaram nas cidades do interior,e vale salientar, que a FIAT, uma gigante do ramo da indústria automobilística, tem uma fábrica ,no nosso Estado.

Certamente, que ,o Nordeste é outro depois do Lula presidente;e até o Bolsa Família, que, a princípio, pode ser visto como uma ação assistencialista,nada estrutural, tem o seu lado positivo: fomenta a economia dos pequenos municípios ,lugares de muita pobreza, muita miséria.Por tudo isso ,é compreensível, que os pobres,os nordestinos,os desvalidos, gostem de Lula. A história humana é assim mesmo,estar cheia de personalidades controvertidas.É só lembrarmos de Winston Churchill,uma figura central do século XX,um herói que foi capaz de mudar o rumo da humanidade, colocando a nossa frente, o mundo livre.No entanto,Churchill oprimiu e dominou o povo indiano;e Mahatma Gandhi,a ilustre vítima e refém de Chuchill, elevado a condição de símbolo do pacifismo universal, também tem na sua biografia atitudes reprováveis,como o racismo e a misogenia.Porém, o caso mais emblemático que se tem notícia, é o Rei Luis IX ,ou para a Igreja Católica, São Luís Rei;foi ele que exaltou a" Presunção da Inocência",e em toda a Europa, e dizem que foi uma grande contribuição para o direito ocidental, o " Humanismo”.Mas, também foi um Rei cruel, capaz de colocar um ferro em brasa na boca dos que eram considerados ‘hereges’! E então, é assim! Os Luís, Reis ou não!

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 08/04/2018
Reeditado em 25/04/2018
Código do texto: T6302996
Classificação de conteúdo: seguro