COTAS POR COR É DISCRIMINAÇÃO

A cor não é problema, ou não deveria ser. Coloquem as crianças a estudarem na mesma escola, o filho do gari junto com o filho do juiz, uniformizem o conhecimento. Escola com disciplina e sem partido. Verão que a cor não é e não faz a diferença. O aprendizado sim. Se tiverem o mesmo aprendizado poderão concorrer em pé de igualdade. E com o tempo temos que eliminar não as cores, mas sim o nível social. Através do mérito a criança pobre, ao se tornar adulta, poderá ascender social e financeiramente. E seus filhos já não nascerão na "favela". A casa do filho do gari poderá ser um belo apartamento ao lado de seu colega de escola e amigo de infância filho do juiz. Este nivelamento sim é necessário, mas não a discriminação por cor e por cotas. Cotas só atiça o fogo e precipita uma cisão besta. Temos que desarmar este estopim enquanto há tempo, e investir nas crianças, nas que estão nascendo, nas que estão no berçário, para que cresçam com estudo e oportunidades iguais. A cor não fará a diferença, o estudo sim. E que o ensino seja de qualidade, e não esta fábrica de diplomas que estamos tendo cujo objetivo é só o número de formandos, sem preocupação com a boa formação.

"Non multa sed multum".

Armand de Saint Igarapery - Textos no Face e no Recanto das Letras