AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE?

A Páscoa tradicionalmente é conhecida como a Ressurreição de Jesus Cristo depois de três dias de sua condenação e morte na cruz e após dar-se quarenta dias e quarenta noites no deserto em obediência ao Pai. Segundo as Escrituras Sagradas, Jesus veio ao mundo para iniciar uma nova aliança, um novo ministério e propagar um novo mandamento de amor. Também assim para que todos os homens e mulheres pudessem compreender que há muito mais do que até então já se teria conhecido. O nome Páscoa é de origem hebraica, da palavra Pessach que significa “passagem”, e leva esse nome, pois antes de ser a festa da ressurreição, marcava o final do inverno e a chegada da primavera. Ainda em nosso tempo a Páscoa é um momento em que ovos de chocolate são oferecidos como presentes a familiares e amigos em um gesto de carinho e consideração. Todavia, ainda que muitos não se atentem ou não saibam, os ovos de Páscoa simbolizam o nascimento para uma nova vida já que os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa com essa intenção.

Quem já teve a oportunidade de conhecer a vida do Messias pode compreender que Ele mesmo sendo Deus, quis vir ao mundo para que todos indistintamente pudessem crer e para que tudo que o Pai havia lhe preparado se cumprisse conforme foi revelado no Antigo Testamento a humanidade há milhares de anos. Algo marcante é saber que o filho de Deus não se poupou em momento algum de viver como um simples homem. Ele, filho de Maria e José carpinteiro, nasceu, cresceu, sentiu e vivenciou tudo em carne viva. E mesmo assim em extrema obediência ao grandioso Pai se entregou em uma cruz. Foi flagelado, humilhado e pregado em um madeiro em forma de crucifixo como se fosse o pior dos bandidos, quando o que ele trazia em sua mente e em seu peito como missão era somente o novo mandamento “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Nada mais belo, desafiador e maravilhoso professar uma existência pautada em Deus, na entrega pelo próximo.

Ressalta-se que ainda hoje temos esse imenso temor de perpetuarmos o amor e de vivermos a transparência humana. Há todo momento assim como Tomé, um dos discípulos, estamos desconfiados, desacreditados E se é assim, tão pouco podemos acreditar na Verdade e nos outros. Esperamos um sinal divino, sobre-humano para que talvez então possamos modificar nossas condutas. Estamos, não raras vezes, em aguardo da ação de outrem. Não adotamos iniciativa de mudança de atitude, de tomar a frente das decisões e das ações, porque tememos ser debochados, rechaçados ou até criticados. Não temos, em muito, a capacidade de irmos em frente em nossos propósitos. Vejamos bem, como Jesus foi magnificamente leal até a morte. Ele também sentiu medos, pediu ao Pai que se fosse possível, que se afastasse o cálice da morte, do castigo da cruz e do sofrimento. Entretanto através das orações, da sua obstinada crença foi persistente, paciente e seguiu com coragem tudo o que o pai havia lhe prometido.

Nós porém, por vezes, nos esquivamos ao menor sofrimento. Somos imediatistas, e não raras vezes sabemos esperar a hora certa para que tudo aconteça. A obediência, a determinação em diversos momentos nos falta. Veja como o Divino Mestre viveu uma intensa paixão, um enigmático e incrível sofrimento. Mais do que nunca quando nossa vida for espelhada no Cristo, filho de Deus, será possível que ocorra essa inédita transformação. Será natural alcançamos a glória assim como Jesus triunfou no terceiro dia e ressuscitou. Mas para isso há uma longa estrada que devemos caminhar para alcançar um pouco da sabedoria, da inteligência da contemplação que o Bom Pastor fez diante dos pequenos acontecimentos e a partir daí tirar grandes lições. Não por acaso que Ele após uma conversa com Nicodemos nos disse: “eu sou o filho de Deus descido do alto do céu. E aquele que quiser ver o Reino do Céu terá que nascer de novo”. A Páscoa simboliza deveras esse renascer para cada um de nós em pequenos gestos, em novas atitudes, em projetos insólitos e em aperfeiçoamento. Tudo isso no abandono ao homem velho para uma extraordinária atitude humana e espiritual para com todos, que deve se iniciar ainda hoje. Tenham todos uma formidável Páscoa!!!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 31/03/2018
Reeditado em 31/03/2018
Código do texto: T6295992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.