O livro por detrás da capa

Ocasionalmente defrontava com um dilema: Qual seria a próxima leitura?

Quando isso ocorria, pedia ajuda aos "universitários", sugestões de amigos leitores e vezes ou outras buscava alguma referência na internet.

Antes de entrar no universo de um determinado livro, pesquisava minuciosamente. Isso para não acontecer de desistir no meio do caminho, claro, por tempos eu abandonei o barco, coisa que hoje em dia não pretendo mais fazer.

A maioria dos livros que eu li, foram recomendações, boas recomendações.

Uma coisa que eu nunca fui habituado, foi escolher livro pela capa ou pelo título. Nem ao menos sou de optar por um que tenha alguma sinopse "forte".

Acho que na vida deveríamos ser assim, vocês não acham?

Uma situação trivial, alguns quando vêem alguém dormindo na rua, já bate logo na cabeça que o morador de rua é um marginal, viciado ou até um vagabundo, em alguns casos. Aí que vem a idéia infundada do esteriótipo, só pelo fato de alguém não ter aonde morar... Esse lance de julgar, de apontar o dedo para algum determinado grupo, tá ultrapassado. Julgamos sempre pela aparência, percebem?

Alguns anos atrás, soube de um caso que me intrigou, um amigo meu adentrou em uma loja do shopping bem na época de Natal, e o mesmo me contou a indignação que ocorrera naquele dia. Ele falou que ao entrar na loja, os vendedores olharam para ele de cima a baixo com uma desdém absurda, só pelo fato dele estar de chinelo, e por isso não veio nenhum atendê-lo. Tem noção do quão constrangedor é? Mais uma vez olharam apenas a capa.

Às vezes não lemos a pessoa nem até o segundo capítulo, é só por isso já criamos uma opinião, um final de história sobre tal, pera aí, não é assim, temos que conhecer para tirarmos uma real conclusão.

Quantas pessoas são interpretadas diferentes só pelo que elas aparentam ser?

Existem leituras das mais distintas, assim como nós somos, as mais variadas capas, títulos e tantas outras coisas.

Olhamos para a pessoa que é x, e já pressumimos até o futuro dela...

O livro por detrás da capa, as pessoas por detrás da aparência, vamos ler as pessoas com paciência, com amor, jogar fora qualquer conceito do preconceito, do achismo, da falta de bom-senso.

Leia a vida com amor, a cada palavra, sorria, a cada página, ame.

Felippe Lacerda
Enviado por Felippe Lacerda em 22/03/2018
Código do texto: T6287053
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.