miséria e oportunismo S/A

Na fila do mercado, diga se de passagem lotado.

Vários carrinhos lotados de iguarias e porcarias

consumismo desenfreado álcool e drogas por todos os lados, tudo licenciado não se preocupe selo de garantia e validade, refiro-me a qualidade de vida.

Entra pela porta dois adolescentes aparentando doze anos cada.

Pele escura, roupa velha e suja os narizes entupidos de muco seco e sujeira nas mãos.

São 21:00.

Ninguém repara nos meninos que de pronto encostam suas bicicletas e começam a mendigar:

Ei moço, ,e compra um chocolate?

_ Não.

Por favor pode ser uma caixa de bis...

_

Onde você mora, quantos anos tem?

Ao que o garoto responde com opressão visível:

_ moro lá embaixo e tenho doze anos, compra?

Não.

Passa então o garoto para o próximo cliente...

Uma senhora muito educada Cristã e claro caridosa.

Moça me compra um chocolate?

Ela diz sim.

O primeiro com a consciência pesada de não ter contribuído com um sorriso resolve, ei você?!

Pegue o pacote de balas...

Ao que a senhora indaga, mas o chocolate e a bala aí é demais.

Então o senhor pergunta ao garoto:

você estuda?

Ele meio embaraçado diz que sim.

Novamente outras perguntas?

Onde estão seus pais?

Eles sabem que você está aqui a essa hora fazendo isso?

O garoto não responde.

Ajuda rapidamente a senhora a embalar as compras já com seu chocolate nas mãos.

Antes de sair o senhor o chama na presença da senhora e diz:

Na sua idade eu vendia picolé, não faça mais isso lute pelo seu dinheiro desde cedo e se tornará um vencedor.

Além de que alguém pode chamar a polícia e você será levado para a casa e seus pais terão problemas com o conselho tutelar...

Também vim da pobreza e hoje tenho minha profissão meu jovem, busque sua dignidade, não mendigue jamais o seu pão.

Arranque forças e disposição de onde não tem, vá para a escola pois seu futuro está lá.

Se continuar aqui vai se acostumar e a vida inteira vais ficar.

Porque comer as sobras do banquete do sistema se podes com suas próprias mãos o comprar?!

O garoto cabisbaixo saiu do mercado pedalando rápido para deixar tudo no passado e fiquei me perguntando será que amanhã ele voltará?

Lauro Camilo
Enviado por Lauro Camilo em 16/02/2018
Código do texto: T6255239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.