TRES MENINOS COM PROPÓSITO

TRES MENINOS COM PROPÓSITO

Crônica

Pareciam ser meninos de rua, mas algo muito interessante chamava a atenção: o menor entre eles caminhava como que tateando, parecendo brincar de cego. Aproximei-me deles, quando um se dirigia ao encontro dos outros dois irmãos, observei que ele olhava como que buscando algo para cima de suas vistas, tinha os olhos meio murcho, encolhidos para dentro, tive compaixão. Enquanto aguardava Ana Maria fazendo suas pequenas, mas demoradas compras, me coloquei bem próximo, despistado como que estivesse olhando para distante da rua. Na verdade eu queria ouvir o que eles conversavam.

Quase que aos meus pés, estavam eles sentados ao meio-fio da calçada. O menor deles, sempre muito prosa, fazia uma espécie de acerto de contas frente aos dois irmãos, ele permanecendo agachado, dizia: “... é, esse chocolate é muito bom de venda, já está quase acabando. Mas, esses chicletes não são muito bons, ainda tem muito para ser vendido! “ Enquanto eu os ouvia, inclinei os olhos fitando-os bem de perto, observei que o irmão maior tinha as duas mãos enfaixadas, não dizia nada, apenas ouvia o menor dando o seu relato. Conferiu moeda por moeda, nota por nota.

O pequenino, na proporção em que o irmão conferia o dinheiro, dava as explicações: “...esse dinheiro aqui não é de vendas, é colaboração de uma amiga da loja, esse também é colaboração, esse, e mais esse! Os outros são de vendas. Ainda com o dinheiro à mão, o mais velho se levanta e juntos saem com aquele saltitante e inquieto pequenino – “..é, mas, foi muito bom...”

Os perdi de vista, tive vontade de acompanhá-los... Onde morariam ? Como seria a sua casa, os seus pais ? Há se eu pudesse sentar com eles para conversar um pouco! Porém, um consolo me veio ao coração – vejo que estes meninos têm um propósito na vida – negociar, ter algum lucro, ganhar a vida com honestidade e honradez. De alma ferida, mas de coração agradecido, pelo que ouvi e vi – Três meninos com propósito!