VIDA LOUCA, VIDA BREVE!

O que você quer da vida? Ah! Já sei, você fica esperando as coisas caírem do céu! Será que ainda não se deu conta que é preciso um bom esforço mental e físico para que as coisas aconteçam? Olha só, você quer só sombra, sono e água fresca! Que bonito, heim?! Aonde você quer chegar assim! Não, não, não! O seu caso é outro! Você quer o tempo livre para beber, farrear, ir para o churrasco na casa do amigo e voltar pelas altas horas da madrugada! Muito bom! Isso é demais! Inclusive isso é bom também para evitar alzheimer!!! É isso mesmo! Se você vive na farra, não dorme, mas bebe, bebe e se enche de drogas até não aguentar mais! Excelente! Você com certeza não vai chegar a idade de ter alzheimer! Lá pelos 35 ou 40, você já se foi! Vai comer capim pela raiz! Não terá tempo nem para saber o que é essa moléstia! Bem, a vida é isso aí mesmo! Não é? Acordar cedo, p’ra que? Se você nasceu do jeito que é, então p’ra que? As coisas não vão mudar e você vai ter o mesmo destino que outros infelizes do seu convívio já tiveram! E isso não é top!?

Estamos esgotados de ver gente assim! Que só pensa no agora! Esse pessoal é muito gente boa! Não tem tempo ruim e estão aí para o que der e vier! Só não os chame para um velório ou para que você possa contar as suas tristezas! Eles jamais atenderão o telefone ou zap! Para esses a vida é uma festa sem fim que só acaba quando não há mais energia, quando o sono vem e é inevitável ficar em pé! Aí sim! Não dá mais! É hora de se jogar na cama como um saco de batatas e dormir, dormir até quando Deus quiser! Desse modo a vida vai passando, vai passando e eles vão se inchando, estão com a aparência de 70 aos 30 anos de idade. Já fizeram tudo o que podia ser feito e que não foi o pai nem a mãe que ensinou! São ovelhas negras que estão atrás da capa preta, mas se travestem de cordeiros!

E daqui a pouco eles repentinamente acordam e como num passe de mágica dizem: “o que é isso? O que eu fiz com minha vida!? Como eu faço para voltar? Dá p’ra recomeçar?” Ontem esse esbanjou tudo o que tinha, tudo o que era, jogou o seu nome e o nome de toda a família na lama. E agora chora, como um pródigo, agora pensa em se arrepender... mas esse sentimento não dura muito e daqui a pouco, basta alguém da turma chamar que volta para aquela gandaia e faz tudo de novo e de novo e não para! Quebra a casa, desonra pai e mãe! Não tem responsabilidade com os seus filhos, com os companheiros ou com as namoradas. E assim vai vivendo como se a jovialidade durasse para sempre.

Noutro dia, talvez em um lapso de lucidez, se recordem de alguns momentos e veem seus antigos amigos de infância em outras ideias, outras vidas mais saudáveis e mais equilibradas e repetem consigo em um gesto de desculpa: “nossa como ele tem sorte! Tudo para ele dá certo! Olha lá, ele parece tão bem e eu aqui nessa espelunca, nessa vida de cachorro, quase um mendigo, um zumbi da noite que não consegue nem ver a luz do dia!” Mas nem depois disso, mesmo assim continua inquieto e conectado apenas ao que lhe possa dar satisfação. A mínima contrariedade não é aceita! E não vê que aqueles que estão à sua frente, que estão passos a mais de distância e vencendo, tiveram coragem e enfrentaram os reveses, afrontaram o medo e estão na batalha para poder escolher e viver uma vida de paz e de respeito a si e perante aos seus! É, pensando bem acho que o que cai do céu é somente chuva e avião quebrado! Hoje, sei que acordei tarde e de alguma forma ainda me salvei! Tenho 80 anos, vivo num asilo e nem meus filhos sabem que eu existo! Não faça como eu, dê uma chance a você!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 18/01/2018
Reeditado em 18/01/2018
Código do texto: T6229819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.