FORÇA, FOCO E FÉ

É bem verdade que muitos de nós no último dia do ano soltamos a voz e cantamos: “este ano quero paz no meu coração, quem quiser ter um amigo, que me dê a mão...” Essas são palavras de uma canção que brota de nossa boca quase que naturalmente nessa época. Alguns fazem pedidos, outros no Réveillon, se vestem de cores variadas e dizem: “vou de amarelo porque representa o ouro, a riqueza”; uns vão de vermelho para cultivarem paixão ou motivação; há quem vá de verde pela esperança e de branco para a paz. Acreditamos, de quando em vez, em superstições e nos efeitos mágicos da lentilha, ervilha, romã ou uvas para dar sorte sobre o destino. Parece que também tudo isso pode não passar de ritos que se repetem a cada trezentos e sessenta e cinco dias, mas que no segundo dia do novo ano já praticamente são esquecidos ou expurgados. Pode ser que existam aqueles que ainda guardem essas ideias por semanas ou até meses, mas a real é que em diversas vezes não permanecem firmes no propósito. Por outro lado, Madre Teresa de Calcutá, assevera-nos que “a força mais potente do universo é a fé”.

Outrossim é que não poucos já adquirem suas agendas do ano seguinte e nestas datas começam a escrever, a traçar planos e metas para o tempo vindouro. Isso é um apropriado princípio segundo especialistas no assunto. Os “coaches”, por exemplo, ainda orientam que quando se quer muito uma coisa, é bastante relevante fechar bem os olhos todos os dias e pensar de maneira concentrada no que se almeja. Afirmam que em certos momentos, visualizar mentalmente o que se deseja auxilia na transformação do desejo em estado físico. Tem-se ainda que somente aspirar é incompleto. É preciso transformar o ímpeto em ação. É necessário se ver mentalmente realizando o que se anseia, sentir-se adquirindo, fazendo ou chegando ao objetivo. É um dever mental e corporal diário sobre como chegar lá, sobre como obter. Desse modo é indispensável a imagem em ação sobre a concretude do ato presente. O líder indiano Mahatma Gandhi nos orienta que “a força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável”.

Ademais examinamos que aqueles que não chegam a atingir seus intentos não os têm como uma aspiração fixa. Ainda segundo estudiosos da área é preciso promover a tríade: “força, foco e fé”. Não basta apenas esperar!” É indubitável disciplina e determinação para acessar o objeto em desígnio. Nos diz também o empreendedor Walt Disney “que é preciso sonhar, porque se sonhamos, podemos realizar!” Colocar em prática o que está em nossa mente se faz primordial. Sem essa fé, essa vontade incessante, sem esse destemor para a efetivação, não se encontra o que estava perdido, não se abrem os caminhos. Ao contrário, quando o alvo certo reina em nossa mente, as ideias assim como as boas passagens, se abrem, se dirigem e o universo conjura a favor para que o sucesso seja materializado.

A palavra fracasso não pode definitivamente habitar em nossas vidas. Afinal o revés se dá quando cultivamos o ócio improdutivo, isto é, aquilo que começamos temos ordinariamente que buscar motivação contínua para concluirmos bem. Na maioria das vezes não falhamos, mas apenas desistimos dos nossos ideais, abortamos antes de chegar ao fim. E então como uma espécie de mal consolo dizemos que fraquejamos, que “não damos conta” que não conseguimos porque não temos isso ou aquilo ou porque fomos criados assim ou assado. A força está em realmente acreditar, em ter energia maior que qualquer ideia negativa que possa habitar em nossa mente. E o foco serve para isso para que não desviemos da rota. Pois se olharmos para o lado e pensarmos em desistir, a vontade natural humana de se esquivar pode ser maior. E no futuro estaremos lamentando, porque não tentamos novamente, porque não prosseguimos. Então não se desespere, tudo passa, tudo é efêmero! Nenhuma dor ou tristeza é eterna! Assim como uma âncora temporal vamos dar a mão a nós mesmos! Quando agimos e persistimos somos âncora e apoio a nós mesmos! Lembremos das nobres palavras de Johan Goethe ao nosso bom viver “quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 30/12/2017
Código do texto: T6212864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.