Educação de péssima qualidade?

“A educação no Brasil é de péssima qualidade!”. Você já ouviu essa afirmação? Ela é pronunciada tantas vezes durante o ano, que temo ter-se tornado um mantra negativo. Mas não vão ouvir isso de mim, não porque me considero um educador, mas porque no pequeno percurso de minha simplória vida, aprendi a questionar certas afirmações. Questiono não só para confrontá-las, mas para, de posse de tais informações e doutras, formular minha própria opinião.

Caso sejas uma dessas pessoas que acreditam em tudo que leem ou ouvem sem ter opinião própria e sem questionar, pare a leitura aqui. Mas, se contrariando as expectativas negativas de alguns brasileiros, você pensa por si mesmo, então vamos em frente.

Muitos fundamentam essa opinião em dados das Secretarias ou do Ministério da Educação. Também em notícias de jornais, revistas, etc. Outros pelo que encontram na internet. E diante dessas informações afirmam que “no Brasil as instituições de ensino oferecem uma educação de péssima qualidade.”

Aí me pergunto: a educação não é de “péssima qualidade” porque alguns alunos são de péssima qualidade? A qualidade das instituições de ensino não seria um reflexo dos alunos que têm? Será que os alunos brasileiros realmente exigem de seus professores e escolas uma educação de qualidade? Vocês já viram no Brasil protestos de alunos exigindo maior carga horária, livros com mais conteúdos, mais trabalhos extraclasse ou maior grau de dificuldade nas provas? Já perceberam que boa parte dos alunos adora quando falta um professor ou tem um feriado?

Caso tenha ocorrido um protesto assim, não foi notícia nacional. Sinceramente espero que tenha ocorrido um protesto desses em alguma parte do país. Seria mais um sinal de que o brasileiro está mudando para melhor.

E por falar em sinal de mudança e internet, considerando que o brasileiro usa cada vez mais a rede mundial de computadores, principalmente os jovens em idade escolar. O que será que tanto pesquisamos na internet? O que será que tanto nos interessou neste ano de 2017?

De acordo com um portal de busca da internet, que anualmente divulga os dez assuntos mais buscados em cada país*, o Brasil teve como maiores interesses em 2017 o Big Brother Brasil e a Tabela do Brasileirão. Mas antes de deduzirmos que a maioria dos brasileiros, que usa o tal portal de busca, está mais interessada na vida dos outros e em futebol, vamos ver a lista completa:

1 Big Brother Brasil

2 Tabela do Brasileirão

3 Enem

4 Marcelo Rezende

5 O Chamado

6 FGTS

7 Sisu

8 Furacão Irma

9 Despacito

10 A Fazenda

Não é tão ruim assim, pois apesar de assuntos relacionados à educação como ENEM e SISU terem perdido para o BBB e o Brasileirão de Futebol, foram mais interessantes que Despacito e A Fazenda.

Antes de questionarmos o interesse das instituições de ensino em prestarem um ensino de qualidade, vamos nos questionar sobre os nossos interesses e os de nossos alunos.

E você, o que mais pesquisou na internet este ano?

*https://trends.google.com.br/trends/yis/2017/BR/#_ga=2.1818291.367968307.1513523386-952336751.1513523386> pesquisado em 17/12/2017 às 13h57min.

ADRIANO CANTANHÊDE
Enviado por ADRIANO CANTANHÊDE em 28/12/2017
Código do texto: T6210640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.