O LUGAR DA CRUZ DE CRISTO

O LUGAR DA CRUZ DE CRISTO

Os últimos acontecimentos nesse país, são cada vez mais assustadores, não bastasse uma “exposição de artes” que está deixou a todos pasmos por suas propostas imorais e desrespeitosas; o ataque a símbolos religiosos católicos sem qualquer escrúpulo; ideologia de gêneros embalada pelas novellas da Globo, a bagunças nos três poderes da República, o que ninguém mais suporta em ver e ouvir tanta falta de vergonha e respeito aos cidadãos brasileiros. Como se não bastasse, insurge, agora o Ministério Público de São Paulo ajuizando uma Ação para a retirada dos simbolos religiosos das repartições publicas do Estado. Tenho aqui, que concordar com as palavras do Frade Demetrius dos Santos Silva, material que circulou na mídia nesses dias, diz ele:

“Sou catolico e concordo plenamente com o MP de São Paulo … nosso esta é laico e não deve favorecer a esta ou aquela religião. A cruz deve ser retirada! Aiás nunca gostei de ver a cruz em Tribunais, onde os pobres tem menos direitos que os ricos e onde as sentenças sao barganhadas e compradas. Não quero ver a cruz nas Camaras Legislativas onde a corrupção é moeda mais forte. Não quero ver também, a cruz em dlegacias, cadeias e quarteis, onde pequenos são constrangidos e torturados. Não quero ver , muito menos, a cruz em prontos socorros e hospitais, onde as pessoas pobres morrem sem atendimento. É preciso tirar a cruz das repartiçoes públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos.” Assina Frade Demetrius do Santos Silva.

O Estado mais cristão do mundo, considerando católicos e protestantes, não pode concordar com tais imposições a despeito de um estado laico. A cruz tráz a lembrança do sacrifício de Cristo em resgate dos pecadores, o que para os crentes tem elevado respeito onde a cruz se faz presente. Inicialmente, quando se fez uso da cruz nessas repartições, a espectativa é de ela fosse lembrada no sentido de que as pessoas pudessem refletir sobre a prática do amor, do respeito ao próximo. Bem verdade, se ela passa a ser axincalhada, melhor é ser excluida desses ambientes. Certamente a cruz assusta os mal feitores, como se diz popularmente: “o Diabo foge da Cruz”. Contudo, sendo a maioria de cristãos nesse país, é certo que cada um de nós deve ser respeitado, ou melhor, cada um de nós, tem o dever de protestar contra esses desmandos. A cruz deve ficar nos lugares em que ela traga boas reflexões sobre o amor de Cristo, onde exista o temor do Senhor, onde cada pessoa possa respeitar o próximo como a sí mesmo, conforme ensinou o Mestre.