O MUNDO ONDE SE APRENDE

O MUNDO ONDE SE APRENDE

O mundo está rodeando o ser que nasceu para ele.

O mundo permeia fora e dentro.

O ser que nasceu começa a aprender mesmo antes de entender o que está aprendendo.

Muito do mundo ao seu redor já está plasmado pela percepção.

O ser que nasceu recentemente já sabe muito no saber que sabe.

Sabe dos afetos de quem dele cuida.

Sabe do sorriso de quem para ele sorri.

Sabe da tristeza escapando pelos olhos de quem o vê.

Sabe através dos jeitos afetivos. E a palavra saber vem do latim, “saboreare”.

Saborear através dos sentidos. Degustar como degusta o leite da mãe que traz conforto para a dor da fome. Que ainda nem sabe que é fome. E aprende que a fome de afeto dói porque aperta o vazio em si.

Se o ser que nasceu não consegue sair de si, por não ser convocado para interagir com o mundo que o rodeia, o caminho para o pertencer se torna uma via cheia de obstáculos quase intransponíveis.

Se o ser que nasceu ficar entregue a si mesmo, a linguagem dos afetos fica comprometida pelos desentendimentos do mundo que o rodeia. E o ser que nasceu começa a morrer sem ser escutado pelo mundo que o permeia.

O ser aprende através dos afetos e não apenas pela fala. A fala carrega o desentendimento. Descarrega a irritação daquele que não consegue se fazer entender.

O ser que nasceu aprende escutando o sentimento e desenvolverá a fala com o mesmo sentimento aprendido.

Temos tantos seres que nasceram para num mundo pobre de afetos e que mendigam migalhas de Amor…

Quando adultos se tornam naquilo que aprenderam. Se tornam exigentes. Egocêntricos.

Ensimesmados no vazio de si, apelam por serem vistos, da maneira mais cruel que sabem demonstrar.

Se esforçam entre viver e morrer.

Alguns escolhem viver reclusos em sua dor. Quietos para o mundo externo.

Outros escolhem gritar seu derradeiro grito de dor pondo um fim no seu viver desprovido de sentido.

Aqueles que não entendem o significado da Vida se lançam ao significado da Morte.

Não sabem nem de um nem de outro!

Mírian Cerqueira Leite

Mileite
Enviado por Mileite em 29/11/2017
Código do texto: T6185199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.