Barbeiro só às terças-feiras

O Sr. T faz a barba às terças. Isso não é só um pretexto para ir ao barbeiro, já que confortável ele não fica, naquela minúscula cadeira - é que ele é mesmo desajeitado com isso.

O engraçado é que todos (aqueles que são mais próximo) sabem quando o barbeiro não pôde atendê-lo. Ele chega com rosto pintado, isso não quer dizer que um de seus 7 netos o riscou de canetinha vermelha, tampouco que ele se rabiscou por pressa quando desligava o telefone, quando numa tardinha de terça o Sr. Barbeiro lhe deu um “não”, naquela semana.

Mas o Sr. T descobriu uma maneira fácil de fazer sua barba... apesar da raiva que ficou daquele barbeiro, por não atendê-lo.

Com calma e confiança foi capaz de dizer: sim, hoje é nosso dia dona querida lâmina. E assim, começou aquela luta, ou melhor, estava numa boa relação, para sua surpresa - com a lâmina de barbear. Ele resolveu que seria capaz, porque lembrou de quando ficava atrás da porta vendo seu pai fazer a barba!

– o que foi menino, nunca viu alguém se barbear?!

O Sr. T com sua ingenuidade de menino de oito anos e meio, poderia ter dito “claro que não vi, por isso estou aqui olhando para aprender”.

O pai do Sr. T lhe tacando espuma no rosto, disse bruscamente com aquele jeito grosso de ser:

- Pois vamos fazer isso, agora mesmo!

E foi quando o Sr. T saiu daquela pia de pedra, feliz da vida com seu minúsculo espelho e a lâmina em sua mão!

- Agora sou um homem! Sei até fazer a barba!

Do lado de cá, o Sr. T pensa consigo, “porque tenho que ir ao barbeiro, se tive o melhor barbeiro em minha vida?” O Sr. T naquele dia foi feliz com sua lâmina, ele teve calma, respirou, recordou-se do passo a passo e começou aquela jornada de 'auto barbear-se'. Fizera tudo como seu velho ensinara. Nenhum corte sequer... Nada que pudéssemos ousar duvidar que não foi o barbeiro que havia lhe atendido numa terça-feira, costumeiramente no fim do expediente às 20h. Àquele que há tanto tempo fizera o papel de seu pai e, cada vez mais apagava aquelas pulcras lembranças de outrora.

Ele percebeu então, que com o passar do tempo, podemos levar algumas de nossas aprendizagens ou raízes ou momentos únicos ao lado de pessoas queridas para a zona do esquecimento, apenas pelo simples fato de estarmos atarefados demais!

O Sr. T ia ao barbeiro às terças, pois era o horário que dava certo. Mas então ele percebeu que, acordando cedo na terça, ou dormindo um pouco mais tarde na segunda, ele poderia fazer sua barba ali no seu próprio espaço, com sua própria espuma, lâmina e esplho. Ele poderia tirar aquele tempo para isso, porque certamente ele estaria na terça, naquela barbearia, cansado de um dia exaustivo, ouvindo gente chata, vendo uma programação enfadonha na TV do Sr. Barbeiro e ainda, não estaria ao menos tendo um tempo para si, um tempo sozinho consigo mesmo, ou com as lembranças suas e com a amiga lâmina.

O Sr. T me contava isso, todo cheio de orgulho porque encontrou a melhor forma de fazer a barba - e já era boca da noite de um céu lindo e estrelado.

Elisângela Feitosa
Enviado por Elisângela Feitosa em 23/11/2017
Código do texto: T6180050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.