Carta na manga

Sempre fui - e sou - um livro aberto, sem segredos,nãoescondo nada. Mas não gosto de abrir tudo de uma vez. Acho bobagem e amostração. Sempre preservo algo. Não por vergonha, pudor, medo..., mas por filosofia de vida. Penso que a gentenunca deve jogar todas as nossas fichas, descartar todasas nossas cartas, gastar tudo. Mesmo em meio às dificuldades é sempre saudável guardar uns tostões, e uma carta na manga.

Eu aprendi essa filosofia de vida, juro, com uma sapateiro de minha terra, um cara que nunca foi numa escola. Sempre aparecia na "tolda" dele com uns amigos para ouvir histórias de cangaceiros, ele vivera um tempo com um bando, mas nunca reveleou isso, so causos envolvendo o bando de Lampião. Pois bem, de vez em quando, batendo com força na sola e pitando seu cigrro de palha, ele me dizia, a mim em partocular porque me achava direto demais, sem segredos, o velho ziaia: - Menino, mão solte as cartas todas, guarde sempre uma carta na manga, um dia essa carta pode te servir muito e te dar segurança.

Ele tinha razao. Não, não me refiro a informação paa ganhar dinheiro ou prejudicar um desafeto. Não, mas a gente se orientar, como se fosse uma reserva técnica de segurança. É bom a gente saber que sabe algo que ningguém dsconfia que sabemos. Dá uma sensação gostosa, uma sensação de que temos uma espécie de garantia.

Sou um homem velho, sei o que estou dizendo, é conveniente e bom ter sempre uma carta guardada na manga. Eu guardo não uma, mas algumas cartas. Dou um véio que se garante. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/11/2017
Código do texto: T6175765
Classificação de conteúdo: seguro