Terra! Terra!

Você já parou para pensar? A Terra realmente é um planeta sortudo! Tudo conspira a seu favor. Tudo acontece na hora certa. Tudo vem para acrescentar. É o acaso mais certo do universo.

Toda a água na Terra veio do espaço, trazida por gigantescos impactos de corpos celestes durante a própria formação do planeta. A sua posição no sistema solar é privilegiada, ou seja, ela não está nem muito longe e nem muito perto do sol. É o primeiro planeta, a partir do sol, que tem um satélite natural. Se não existisse a lua aqui, do nosso lado, exercendo a sua influência, a Terra já teria alterado sua inclinação em uns 85 graus, tornando o nosso planeta inabitável. A Terra tem um poderoso campo magnético, com isso deixa o resto da nossa atmosfera, livre das radiações que poderiam literalmente 'fritar' os seres vivos. É o único planeta em que a água pode existir na forma líquida sobre a superfície. É o único planeta do sistema solar onde existe tectônica de placas. Um planeta sem tectônica de placas, está fadado a desenvolver no máximo formas de vida microbianas. É o único planeta que tem o ar rico em nitrogênio e oxigênio. A Terra é tão perfeita que parece que foi feita à mão!

Imagine a seguinte situação: um inquilino que se recusa a pagar a taxa de manutenção do condomínio, que coloca o som no último volume durante o horário que não é permitido, que deixa as necessidades do seu bichinho de estimação por toda parte, que joga o seu lixo doméstico pela janela do seu apartamento, que resolve de repente, lá pelas 2 horas da madrugada, fazer um mega churrasco dentro do seu apartamento, que entra no elevador de cueca e sem camisa e, de sacanagem, marca o território com os seus aromáticos fluidos gasosos, que ofende gratuitamente todos os seus vizinhos, que é sempre o motivo de todas as encrencas. O que você faria com essa figura? Provavelmente a sua resposta seria: "Eu daria um jeito pra esse cara, de uma vez por todas, desaparecer do planeta Terra".

Pois bem! No mínimo 2/3 da humanidade tem se comportado como este parasita, quando o assunto é cuidar da sua moradia terrestre. Você faz uso da água com moderação? Você tem o hábito que reciclar o seu lixo doméstico? Você evita fazer uso de sacolas de plástico para transportar as suas compras? Você se preocupa com o planejamento familiar? Você é solidário às causas ecológicas? Você evita desperdiçar comida? Você está em ordem com a inspeção veicular? Você respeita o rodízio de veículos? Você tem usado os recursos da natureza de acordo com os princípios de sustentabilidade? Você tem economizado combustível? Você colabora com os programas humanitários?

Um dia o homem pisou em uma terra inóspita. Diante de tanta penúria e caos, voltou o seu olhar para um pequeno planeta azul. De repente, uma gota de lágrima escorreu pelo seu rosto e o espírito da natureza renasceu em seu coração. Terra, ame-a ou deixe-a!