Prova dos nove da amizade

A pessoa só sabe quem é é de fato seu amigo quando tira a prove dos nove da amizade. E isso só é possível quando enfrentmosuma grande dificuldade, o que, não raro, acontece porque todos somos susceptíveis às trapaças das traças do destino, aos tropeços, adversidades, dificuldades graves, são as pedas no nosso caminho.

Então, quando isso acontece, nós tiramos a prova dos nove, ou seja, constatamos quem de fato é nosso amigo. Costumamos nesses casos ter algumas surpresas: aqueles que julgávamos nossos melhores amigos têm uma solidáriedade acanhada, frita, meia distante, enquanto alguns que não levávamos muito a sério como amigos, surpreendem pelo grande gesto de solidariedade veemente, clara, oportuna, verdadeira.

Em resumo, a amaizade verdadeira, a solidariedade de fato, o gesto de fraternidade não faz reclame. Esses amigos de fé são contidos, sóbrios, silenciosos, só aparecem na hora certa e mostram serviço, amizade verdadeira.

Esses amigos de verdade temos que guardar mesmo do lado esquerdo do peito. São eles que fazem a diferença, não precisam demonstrar amizade escancarada que é só teatro. O amigo de verdade não é exagerado na amizade, não faz demagogia. É amigo de fato nos tempos das vacas magras.

A vida é complexa porque complicamos o viver, ficamos mípoes para o que é natural, sempre vamos na onda dos que fingem, esquecendo aqueles que são o que são em qualquer ocasião, e nas difícies sçao solidáros de verdade.

Outro ponto: não raro os maiores amigos da gente estão na nossa própria família e não enxergamos. É pena. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/11/2017
Código do texto: T6174397
Classificação de conteúdo: seguro