Rachel de Queiroz.
 
         Não pretendo escrever uma biografia, apenas uma pequena homenagem a esta excelente escritora.
         Abro o Google e ele me diz; " Hoje é aniversário de Raquel de Queiroz ", e como gostei muito do "Memorial de Maria Moura", pensei ; " Vou lhe deixar um mimo no Recanto".
          A dona deste sorriso franco, de fato era uma "menina" alegre aos 93 anos, quando se despediu da gente, em 2003.
          A primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras  ( quando ainda era séria), e não entravam políticos arranjados, com literaturas duvidosas.
          Escreveu " O Quinze", quando tinha apenas dezenove anos, e até hoje é considerado um dos melhores livros brasileiros.
          Esta cearense formada na Escola Normal (professora), no Colégio Imaculada Conceição -Fortaleza, era parente de José de Alencar, por parte de mãe.  Mas aqui entre nós, vou até falar bem baixinho..." ela foi muito melhor".
          Sua inspiração foi a escritora britânica do século XIX, Emile Bronté, que escreveu " O morro dos ventos uivantes".
          Escreveu crônicas na Revista Cruzeiro e no Estado de São Paulo. Deixou muitas obras, e ganhou inumeros prêmios , foi tradutora também, (das boas).
          Ela apoiou o Golpe de 64, mas não julgarei aqui as suas opções políticas, estamos falando de literatura apenas,  e isso é o que importa.
          Faleceu no Rio de Janeiro, no Leblon, o coração não mais resistiu, era um 17 de novembro.

        

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 17/11/2017
Código do texto: T6174149
Classificação de conteúdo: seguro