Compaixão, um diferencial

Uma maneira infalível de se detectar se uma pessoa é de fato dotada de humanidade de verdade é verificar se ela pratica de fato o sentimento da compaixão. Quem não possui esse sentimento é frio, insensível e impiedoso. É mas: é perigoso.

Podemos até não simpatizar, não gostar, até semtor repulsa por determinadas pessoas, aquelas que nos ofenderam, prejudicaram, eseseguiram..., mas não podemos e nem devemos nosalegrar com os infortunios, desgraças e tragédias sofridas por essas pessoas, devemos sim, sentir compaixão por elas. Compaixão não é perdão. Perdao é uma opção, compaixão é um dever.

O sentimento da compaixão é, por asim dizer, um referencial do ser humano, um dos maisimportantes, aquele que prova que ele é de fato humano, fraterno e cidadão de verdade. Mais: que é Cristão.

Compaixão quedeve ser por seres humanos racionais, mas tamabém por animais e plantas, pela natureza. Acompaixao envolve tudo, não existe compaixão pela metade. Como nao existe ser humano pela metade, quem não sente amor, piedade, compaixão não é um ser humano de verdade, não e gente, é coisa.

Fico pensando naqueles que são incapazesde sentir a emoçao da compaixão. Como alguém pode ser tão frio, insensível e egoísta? E há os que são mesmo monstrios: se alegram com as desgraçasdos outros. Vou ser meio duro: quem é sem sentimento não possui alma.

A compaixão pode até não salvar uma pessoa, mas dá um grande empurrão nesse sentido porque é um sentimento que nos aproxima de Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/11/2017
Código do texto: T6173265
Classificação de conteúdo: seguro